
Genocídio Armênio: o massacre que inspirou o Holocausto
Para analisar historicamente o surgimento do Holocausto e como a sociedade alemã aceitou o regime nazista, através de uma série de fatores relacionados a situação socioeconômica da Alemanha pós-guerra, no episódio desta semana do podcast “E eu com isso?” do IBI, as apresentadoras Anita Efraim e Amanda Hatzyrah, conversaram com Sarkis Sarkissian, professor dos cursos de ‘Arte e Cultura Armênia’, ‘Língua Armênia Clássica I, II, III e IV’ e ‘Língua Armênia Ocidental’ na USP, sobre o genocídio do povo armênio, que tem diversas similaridades com o Holocausto.
De acordo com o professor, “a cronologia do genocídio armênio realmente deu inspiração, posteriormente, para o genocídio judeu. A gente vê muitas similaridades com tudo que ocorreu, inclusive, do modus operandi e dos atores. (…) Foi este ‘passo a passo’ que veio a ser copiado depois no genocídio judeu. Tudo começa com uma desumanização, uma inferiorização de uma população, no caso os armênios, como feito com os judeus no Holocausto”.
“A população vivia em condições muito difíceis porque o governo já não conseguia dar todo aquele suporte dos bons tempos do Império Otomano. Por outro lado, tinha uma ‘elite social’ dos armênios, que viviam nas cidades mais urbanizadas e detinham de certo modo a concentração de renda. Isso viria a suscitar muitas questões, de que os armênios seriam os responsáveis pela degradação do Império”, pontua Sarkissian.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
LIP e Coletivo NegraSô promovem a palestra “Múltiplas diásporas: uma perspectiva africana, palestina e judaica”
17 de outubro de 2019
Evento aconteceu no dia 16/10, na PUC-SP


Sionismo cristão: o ativismo evangélico por Israel
13 de janeiro de 2020
Seminário em Israel apoiado pelo IBI discute a relação complexa entre evangélicos, judaísmo e o Estado judeu


IBINews 211: Um ano em que o IBI fez a diferença
27 de dezembro de 2021
25 de dezembro de 2021
