A gastronomia que transforma vidas
03 dez 21

A gastronomia que transforma vidas

Você já ouviu falar sobre o conceito de gastronomia social? É um conceito que vê a gastronomia como uma ferramenta de combate às desigualdades sociais e à fome.

Atualmente, mais da metade da população brasileira — 116 milhões de pessoas — vive com algum grau de insegurança alimentar, de acordo com o levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). O Brasil voltou em 2021 ao Mapa da Fome (organizado pela ONU), com quase 20 milhões de brasileiros sem poder comer.

Apesar da alta quantidade da população passando fome, o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Food and Agriculture Organization the United Nations (2015), jogando fora cerca de 35% da sua produção anualmente.

Para David Hertz, empreendedor social, chef e co-criador da Gastromotiva, do refeitório Gastromotiva no Rio de Janeiro, do movimento de Gastronomia Social Global e ganhador do Charles Bronfman Prize, “empreendedor social é um termo em construção. Todos somos, no final, empreendedores sociais das pessoas dos nossos entornos, quando a gente começa a se dedicar, de alguma forma, em um processo coletivo. Porque a sociedade hoje precisa desse empreendedorismo”.

Em entrevista ao podcast “E eu com isso?”, do Instituto Brasil-Israel, Herz explicou o modo de atuação da Gastromotiva: “Transformar o campo da gastronomia para ser mais democrático, inclusivo e equitativo. (…) Ao mesmo tempo que a Gastromotiva luta contra o desperdício dos alimentos, ela apoia o pequeno produtor, faz formações profissionais para que cozinheiros se tornam também empreendedores, educadores e mobilizadores, que geram oportunidades locais e fazem ações de combate à fome. Tudo isso em comunidades muito vulneráveis”.

“Tudo isso começou de uma inquietação minha ao subir a favela pela primeira vez, em São Paulo, onde eu morava na época. (…) Isso depois de ter montado um restaurante na Oscar Freire, e me perguntar qual era o motivo disso tudo…

Juntando todas essas andanças da vida e o meu talento, eu comecei a refletir sobre o papel da gastronomia no Brasil, no começo dos anos 2000. Para mim, em um país tão desigual, a gastronomia poderia ter uma outra função que era de transformar vidas e comunidades”, concluiu o chef.

O “E eu com isso?” é o podcast do Instituto Brasil-Israel (IBI). Com convidados diferentes, aprofunda questões éticas, religiosas, políticas e socais. Este episódio é uma parceria com a Comunidade Shalom. Disponível em diversas plataformas. Confira:

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

Artigos Relacionados

Resposta à Carta aberta direcionada ao Instituto Brasil-Israel
Resposta à Carta aberta direcionada ao Instituto Brasil-Israel

Calendar icon 29 de setembro de 2023

Por Ruth Goldberg, presidente do Instituto Brasil-Israel O IBI é um espaço aberto a críticas e sugestões, as recebe com empatia, e valoriza sempre que sejam feitas de forma construtiva. Cada indivíduo é acolhido e respeitado dentro de sua própria  identidade e visão – ao mesmo tempo, entendemos que não deve haver tolerância com os […]

Arrow right icon Leia mais
Ataques terroristas na Cisjordânia trazem ainda mais obstáculos de diálogo para paz na região
Ataques terroristas na Cisjordânia trazem ainda mais obstáculos de diálogo para paz na região

Calendar icon 27 de fevereiro de 2023

Para Instituto Brasil-Israel, ódio tem se expandido nos dois lados do conflito, alimentando ação de extremistas O último domingo, 26, foi marcado por atentados terroristas na região da Cisjordânia. O primeiro, realizado por palestinos, deixou dois jovens judeus mortos perto da colônia de Ariel.  Em seguida, colonos judeus incendiaram prédios e carros na aldeia de […]

Arrow right icon Leia mais
IBINews 212: O ano que passou em Israel e o que começa agora
IBINews 212: O ano que passou em Israel e o que começa agora

Calendar icon 4 de janeiro de 2022

1 de janeiro de 2022

Arrow right icon Leia mais