IBINews 204: Ser sustentável, um mandamento judaico
09 nov 21

IBINews 204: Ser sustentável, um mandamento judaico

IBI News

Na medida em que a agenda ambiental ganha força no debate global, com a realização da COP 26, e questões como a mudança climática, a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a diminuição do desmatamento emergem, é oportuno se perguntar: o que Israel tem a oferecer neste contexto e, além disso, como judaísmo e sustentabilidade se entrelaçam?

O episódio da semana do “E eu com isso?”, Anita Efraim e Ana Clara Buchmann, conversaram com sobre o tema com o rabino da comunidade Shalom Adrian Gottfried, e com Rubens Harry Born, engenheiro civil com especialização em engenharia ambiental, mestre e doutor em Saúde Pública e advogado com atuação em direito ambiental.

“A tradição judaica tem uma longa história de preocupação e cuidado com o nosso planeta. E a base de nossa obrigação espiritual, moral e ética de cuidar, vem, justamente, da criação do mundo. Nesse ano de 5782 do calendário hebraico, temos o shemitá. O shemitá é uma lei bíblica que aparece na Torá, falando que a cada 7 anos a terra tem que descansar. É um tipo de shabat para a terra”, diz o rabino Adrian.

Já Rubens apresentou um cálculo mostrando que não fazer nada em relação às mudanças climáticas poderia causar prejuízos na ordem de 10 a 20% do PIB mundial, e fazer algo custaria somente 1% do PIB.

MODELO GLOBAL

Israel é reconhecida mundialmente como líder nas áreas de inovação hídrica, energia solar, alternativas sustentáveis de proteína e tecnologia agrícola.

Sobre a fabulosa estrutura hídrica montada ao longo do tempo no país, que se tornou um modelo global, Caroline Beraja conversou com Rafael Stern, graduado em geografia pela UFRJ e com especialização no Instituto Aravá de Estudos Ambientais, em entrevista que será publicada ao longo da próxima semana no site do IBI.

O deserto ocupa cerca de 60% do território de Israel. Entre outras questões, Stern explicou como 86% da água em Israel é reciclada – para efeito de comparação, a taxa de reciclagem de água nos Estados Unidos é inferior a 10%.

Em seu discurso na COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorre em Glasgow, na Escócia, o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, ressaltou o papel de liderança que Israel tem como hub de tecnologia e inovação, e comprometeu-se em reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2050 e eliminar o uso de carvão até 2025.

São conquistas importantes. Mas há desafios. O Mar Morto está encolhendo lentamente – de 1 a 1,5 metro por ano -, resultado de anos de desvio de água do rio Jordão, para consumo e agricultura, e de danos causados por empresas de extração mineral.

Outros temas sensíveis na agenda são o compartilhamento dos recursos nos territórios ocupados, a exploração de novos campos de gás natural e a polêmica construção de uma rede adutora de petróleo, passando pelo Mar Vermelho, formalizada a partir do acordo de paz com os Emirados Árabes, no ano passado.

Como diz Stern, há uma “síndrome dos dois opostos” em curso no país: a hipersignificância e a insignificância da questão ambiental.

A boa notícia é que a ministra de Proteção Ambiental, Tamar Zandberg, que já presidiu o Comitê de Assuntos Femininos de Tel Aviv e foi uma dos principais ativistas  do movimento de protesto social do verão de 2011, tem demonstrado força e disposição para enfrentar estes desafios.

CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA!

NAS ESCOLAS DE TODO O BRASIL: Um projeto do IBI, realizado em parceria com a União do Judaísmo Reformista (UJR) e com o apoio da Fundação Gênesis, vai levar discussões sobre o conflito entre israelenses e palestinos a escolas de ensino médio de todo o país. A ação foi idealizada por participantes da Kvutza Shnat 2020 do Habonim Dror e as aulas serão ministradas por integrantes de diversos movimentos juvenis capacitados pelo IBI. Saiba mais.

HACKERS, ANTIVAX E UM ESCÂNDALO DE ASSÉDIO NO EXPRESSO ISRAEL: No Expresso Israel desta semana, as jornalistas Daniela Kresch e Isabella Marzolla falaram sobre o “Black Shadow”, grupo de hackers supostamente ligado ao Irã que está divulgando dados dos usuários de um famoso aplicativo de namoro LGBTQIA+ de Israel; sobre o caso de do co-fundador e presidente da Israel Gay Youth, ONG para a juventude LGBTQIA+, que foi acusado de assediar sexualmente dois homens; e sobre a escalada de agressividade e teorias conspiratórias dos anti-vacinas israelenses, que chegaram até a ameaçar profissionais de saúde, fazendo com que alguns profissionais da categoria sentissem a necessidade de usar guarda-costas. Veja.

ORÇAMENTO APROVADO: A aprovação do orçamento de 2022 pelo parlamento israelense por 59 votos à favor e 56 contra, constitui um passo importante para o novo governo. Entenda por que no artigo de Daniela Kresch. Leia.

A VOLTA DO TURISMO: Israel abriu as fronteiras a todos os visitantes vacinados. Para entrar no país, os turistas do mundo todo devem ter completado o ciclo de vacinação. A última dose deve ter sido tomada pelo menos 14 dias antes da entrada no país, não incluindo o dia da vacinação. São aceitas as vacinas dos seguintes fabricantes: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Sinovac ou Sinopharm, Johnson & Johnson e há uma regra específica para quem tomou Sputnik V. Saiba mais.

PEDIDO DE DESCULPAS: Em 29 de outubro de 1956, em meio à Crise de Suez, policiais israelenses mataram 48 pessoas na vila árabe de Kafr Qasem, incluindo uma mulher grávida. O feto da criança é contado como a 49ª vítima. 65 anos depois, em uma cerimônia em homenagem às vítimas, o presidente de Israel, Isaac Herzog, se desculpou em seu nome e em nome do Estado de Israel. “Matar e ferir inocentes é absolutamente proibido. Isso deve permanecer além de todos os argumentos políticos”, disse. Saiba mais.

APOLOGIA AO NAZISMO: Segundo levantamento feito pela CNN Brasil, com base em dados da Polícia Federal, casos de apologia ao nazismo no Brasil cresceram 900% na última década, e explodiram após 2018. Veja números.

Artigos Relacionados

A relevância de Anne Frank hoje
A relevância de Anne Frank hoje

Calendar icon 18 de dezembro de 2021

Por que uma obra escrita há décadas por uma garota de 13 anos mobiliza tanto, ainda hoje, os ânimos das pessoas?

Arrow right icon Leia mais
Visita de ministro israelense à Esplanada das Mesquitas aumenta tensão em Israel
Visita de ministro israelense à Esplanada das Mesquitas aumenta tensão em Israel

Calendar icon 3 de janeiro de 2023

A visita do Ministro da Segurança Nacional israelense, o extremista Itamar Ben Gvir, à Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, nesta terça, 3, pode representar um novo período de tensões na região. O local, considerado sagrado para muçulmanos e judeus, é extremamente delicado e já serviu como barril de pólvora, nos anos 2000, quando […]

Arrow right icon Leia mais
Cooperação entre judeus e negros é tema de encontro da série Judeidade e Negritude
Cooperação entre judeus e negros é tema de encontro da série Judeidade e Negritude

Calendar icon 10 de novembro de 2022

Pesquisadores do tema destacarão alianças históricas entre os povos também nos Estados Unidos e na África do Sul O Instituto Brasil-Israel (IBI), em parceria com o Museu Judaico de São Paulo e com a Casa Sueli Carneiro, promove, no próximo dia 19 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra, o encontro “Alianças históricas: marcos de cooperação entre judeus e negros no […]

Arrow right icon Leia mais