
Três livros de Mahmud Darwich em português
Mahmud Darwich é considerado o maior poeta nacional palestino e um dos mais importantes do mundo árabe. Ele nasceu em al-Birwa, na Galiléia, uma vila destruída durante a guerra de 1948.
Sua família refugiou-se no Líbano, onde permaneceu por um ano.
Ao retornar, clandestinamente, descobriu que o vilarejo havia sido substituído pela colônia agrícola judaica de Ahihud. E por terem perdido o censo oficial de Israel, Darwich e sua família foram considerados “refugiados internos” ou “estrangeiros presentes e ausentes”.
Darwich viveu por muitos anos no exílio em Beirute e Paris. Ele é autor de mais de 30 livros de poesia e oito livros de prosa, onde sua experiência pessoal adquire contornos literários.
Darwich também redigiu a Declaração de Independência Palestina, lida pelo líder palestino Iasser Arafat em 1988.
No último ano, a editora Tabla lançou, em português, três livros de sua autoria; “Memória para o esquecimento”,”Da presença da ausência” e “Onze astros”.
Artigos Relacionados
Como a alimentação aproxima e distancia israelenses e palestinos
18 de janeiro de 2018
Um exemplo é a disputa pela identidade cultural do falafel e do humus

O que leva grupos de esquerda à Embaixada do Irã no Brasil?
9 de janeiro de 2020
Você pode ser a favor, contra ou mesmo ter sentimentos dúbios em relação ao ataque americano que matou o general iraniano Qasem Soleimani. Mas chega a ser estranho ver grupos de esquerda se compadecendo das autoridades do regime, apressando-se a prestar-lhes condolências e fazendo isso justamente no espaço mais representativo do aparato oficial. Não é […]

Por que os Palestinos hesitam em se vacinar mesmo tendo vacinas de sobra?
3 de setembro de 2021
Por Daniela Kresch
