Incidentes violentos envolvendo israelenses e palestinos tem se multiplicado de forma preocupante
IBI
Nestes últimos dias, uma série de incidentes violentos envolvendo israelenses e palestinos tem se multiplicado de forma preocupante.
Terroristas dispararam foguetes de Gaza contra Israel. Em contrapartida, Israel atacou pontos estratégicos em Gaza. Além disso, uma onda de esfaqueamentos contra cidadãos israelenses em Jerusalém e outras cidades do país deixou diversos feridos.
O receio que existe é sobre uma escalada da violência, impulsionada pela impressionante fuga de seis prisioneiros palestinos do presídio de segurança máxima de Gilboa, situado no norte do país, na semana passada. Quatro deles foram recapturados.
O feito, como relata nossa correspondente Daniela Kresch, acendeu um alerta. Afinal, foi exatamente uma fuga de prisioneiros palestinos, em setembro de 1987, que serviu de prenúncio e de estopim para a revolta popular que ficou conhecida como a Primeira Intifada.
Artigos Relacionados
IBI, Beth-El e Red House promovem evento sobre o poeta isralense Yehuda Amichai
4 de setembro de 2019
Na quinta-feira da semana passada (29/08), o IBI apresentou, em parceria com a Congregação Israelita Beth-El uma leitura de poemas do israelense Yehuda Amichai. Sérgio Napchan, vice-presidente da Congregação e Fabiana Grinberg, do Instituto Brasil-Israel, apresentaram o evento. A atriz Joyce Niskier fez a leitura dramática do poemas. O rabino da Beth-El, Uri Lam, que […]


E eu com isso? #260 Mulheres e as guerras
28 de março de 2024
Existe uma passagem do livro Mulheres de Cinzas, de Mia Couto, que ilustra a situação de mulheres em meio a uma guerra. Seu eu-lírico diz que “A diferença entre a Guerra e a Paz é a seguinte: na Guerra, os pobres são os primeiros a serem mortos; na Paz os pobres são os primeiros a […]
