Entre pais e filhos: o judaísmo como laço familiar
IBI
Esse episódio é uma parceria com a Comunidade Shalom.
Assim como com outras relações humanas, os pais judeus e seus filhos (adultos e menores) são, no judaísmo tradicional, ligados uns aos outros por uma série de responsabilidades ordenadas e práticas sagradas. A maioria das sociedades enfatiza a reverência pelos pais; o judaísmo rabínico parece ter ido mais longe do que seus contemporâneos ao ordenar que os pais cuidem de seus filhos com preparações muito específicas para o futuro.
O que faz de uma família uma família judia? O que a nossa religião diz sobre o papel dos pais na vida de um filho? E o que podemos enxergar dessa cultura no comportamento humano?
Anita Efraim e Ana Buchmann conversaram com a rabina Luciana Lederman, professora de Talmud e rabina visitante da Comunidade Shalom, e a psicanalista Mariana Neustein, membro da Sociedade Psicanalítica de Paris e da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Biden venceu as eleições. O que isto significa para os Judeus americanos e para Israel?
11 de novembro de 2020
Por Leonel Caraciki

Destaques do Panorama Israel do Festival de Cinema Judaico
31 de julho de 2019
O Festival de Cinema Judaico da Hebraica começa no dia 4 e o tradicional Panorama Israel exibe, nesta edição, filmes brasileiros e israelenses. Os destaques ficam para os longas: De Volta ao MaracanãDirigido pelo brasileiro Jorge Gurvich o longa é uma história que aborda as relações familiares, com a Copa do Mundo como pano de […]
