IBI, FIRS e Conselho Juvenil Judaico Sionista de Porto Alegre promovem o debate “Convergências e divergências em uma comunidade plural”

O debate é parte da tradição judaica. O Talmud e outras diversas fontes tradicionais do judaísmo sempre procuraram garantir que o diálogo entre diferentes perspectivas fosse não apenas legítimo, mas algo a ser buscado.
Na época em que os judeus eram perseguidos pelos romanos e impedidos de estudar a Torá, uma peste matou milhares de alunos de Rabi Akiva. Dentre as várias interpretações possíveis sobre o ocorrido, a principal é a de que a peste foi gerada por um conflito entre eles e só acabou quando acabou o ódio.
Nada mais pertinente do que este ensinamento para os tempos atuais. Numa época de polarização e pandemia, o objetivo desse encontro é seguir os ensinamentos de sábios da história judaica e, assim, promover o diálogo e a pluralidade.
O debate “Convergências e divergências em uma comunidade plural” será transmitido às 20h, no dia 28/04, através dos nossos perfis no YouTube e no Facebook.
CONHEÇA OS DEBATEDORES
Rafael Simon: Rosh Chutz (Relações Públicas) do Movimento Juvenil Habonim Dror e estudante de Engenharia de Produção na UFRGS.
Eliam Fuentes: Dirigente do Movimento Juvenil Betar Porto Alegre e estudante de Educação Física na UFRGS.
Rafaela Cohen: Mazkirá (Diretora) do Movimento Juvenil Chazit Hanoar Porto Alegre e estudante de Psicologia na UNISINOS.
MEDIADORES
Kevin Kapel: Diretor de Relações Públicas da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e Assessor de Comunicação do escritor e historiador Yuval Noah Harari (livros Sapiens e Homo Deus).
Milene Levenzon Unikowski: Pedagoga, pós-graduanda em Psicopedagogia, professora de Cultura Judaica no Colégio Israelita Brasileiro, chazanit da sinagoga Sibra, colaboradora do Instituto Brasil-Israel.
Artigos Relacionados
Entrevista com o prof. Michel Gherman, durante conferência na Universidade de Haifa, em Israel
4 de março de 2020

A governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, não foi capaz de responder se concorda com ideias neonazistas
2 de novembro de 2020
Primeiro, a governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, não foi capaz de responder se concorda com ideias neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto. Depois, em artigo publicado hoje na Folha de S. Paulo, com o objetivo de esclarecer a questão, limitou-se a dizer: “Não compactuo com o nazismo, assim como rechaço qualquer regime, movimento […]

O IBI está com um número novo
12 de fevereiro de 2021
Quem recebe conteúdos do IBI pelo WhatsApp deve ter percebido que estamos há algum tempo sem enviar material. Houve um problema com o nosso antigo contato e, por isso, tivemos que trocar de número. Para receber nossos conteúdos, adicione nosso novo número e envie uma mensagem pedindo para ser inscrito na nossa linha de transmissão. […]
