60 anos do julgamento de Adolf Eichmann

O episódio da semana do “E eu com isso?” é sobre o julgamento de Adolf Eichmann, que completou 60 anos em 11 de abril.
Adolf Eichmann era chefe da Seção de Assuntos Judeus no Departamento de Segurança de Hitler. Pra tentar fugir de condenações, ele mudou de nome e foi para a Argentina. Em 1960, ele foi encontrado pelo Mossad, serviço secreto de Israel. Eichmann foi a única pessoa que recebeu a pena de morte em Israel e teve a sentença cumprida.
Anita Efraim e Ana Clara Buchmann conversaram com Renata Nagamine, doutora em direito internacional pela USP e bolsista no Programa Nacional de Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia, onde é professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais.
Ao longo da conversa, o episódio conta com trechos do relato de Zevi Ghivelder, em uma entrevista para o site Café História, na voz do Daniel Douek.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Entendendo o novo governo de Israel
9 de junho de 2021
Anita Efraim e Ana Buchmann conversam com a jornalista Daniela Kresch

Beatriz Bissio fala sobre ocupação israelense durante a 8ª aula do curso de formação no Rio
24 de outubro de 2018
A ocupação israelense nos territórios palestinos foi a questão central da oitava aula do curso de formação do IBI no Rio de Janeiro. A professora Beatriz Bissio foi a convidada a dar a aula, partindo tanto de suas experiências acadêmicas quanto jornalísticas. A professora, que atualmente é docente Ciência Política na UFRJ e foi diretora […]

Nota de apoio à jornalista Patrícia Campos Mello
19 de fevereiro de 2020
Em 2018, convidamos Patrícia Campos Mello, repórter e colunista da Folha de S. Paulo, para ministrar uma aula no curso de formação do IBI, intitulada “Verdade ou fake news? A cobertura da mídia sobre os conflitos no Oriente Médio e o impacto das redes sociais na difusão de informações”. O convite foi prontamente aceito. A […]
