Menstruação é tabu no judaísmo?

Este episódio é uma parceria com a Comunidade Shalom.
O nome que se dá ao período menstrual em hebraico (“niddah”) quer dizer “separação”. O tema da menstruação é um tabu, não só na comunidade judaica, mas em toda a sociedade. Há uma quantidade enorme de eufemismos para designar esse ciclo tão natural e biológico do corpo da maioria das mulheres: “aqueles dias”, “costumes femininos”, e o mais intrigante, “regras”. É como se “menstruação” fosse uma palavra proibida, algo que não deve ser nomeado.
Segundo o Velho Testamento, a mulher menstruada permanece sete dias impura. Qualquer um que a toque ficará impuro até o dia seguinte. A cama em que ela dormir será impura e quem tocar esse leito terá de se lavar e lavar suas roupas. Também existem inúmeras questões ligadas à moral religiosa e sua relação com os corpos femininos.
Amanda Hatzyrah e Ana Clara Buchmann conversaram com a rabina Fernanda Tomchinsky-Galanternik, da Comunidade Shalom, sobre o ciclo menstrual e o judaísmo.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Nota sobre a publicação de Roberto Jefferson, por IBI no Campus
24 de março de 2021
Na tarde de ontem (19/03), o ex-deputado federal Roberto Jefferson publicou em seu perfil esta foto, reafirmando um popular pensamento antissemita, datado na Idade Média, em que judeus matavam crianças para usar de seu sangue em rituais religiosos. Nos comentários, até seus seguidores questionam o post sem entender o ataque antissemita. Além de configurar crime […]

Donald Trump confirma viagem a Israel
5 de maio de 2017
O presidente americano, Donald Trump, anunciou que visitará Israel ainda este mês. Será a primeira viagem internacional desde sua posse

A trajetória de Paul Singer no movimento sionista-socialista Dror
16 de abril de 2018
Economista foi militante ativo entre os anos de 1948 a 1952, período que marcou profundamente a sua vida.
