47 anos da Guerra de Yom Kipur
06 out 20

47 anos da Guerra de Yom Kipur

Moshe Dayan

Em 1973, há exatos 47 anos, Israel foi testemunha de uma das experiências mais traumáticas de sua história. O Ministro da Defesa, Moshe Dayan, conhecido como herói da guerra de 1967, anunciou que Israel poderia estar à beira da destruição de seu Terceiro Templo. 

Dayan falava da invasão, pelo sul e pelo norte, de exércitos árabes, no que ficou conhecida como a “Guerra de Yom Kipur”. Tropas sírias, ao norte, avançavam pelo Golan em direção à Galiléia, e ao sul, tropas egípcias entravam pelo Sinai e muravam as cidades do Negev. 

Três semanas e quase três mil mortos depois, Israel conseguiu recuperar os territórios tomados, mas a guerra pegou o país completamente desprevenido e se transformou em uma cicatriz, um trauma nacional que mudou o futuro de Israel. 

A percepção de si como um Estado forte, capaz de lidar com seus inimigos, que ganhou o sentimento nacional israelense em 67, foi substituída pela possibilidade da derrota, reativando o trauma da iminência da destruição e alterando o sentimento nacional dominante até então.

Artigos Relacionados


Uma aposta insana

Calendar icon 24 de junho de 2020

por Ari Shavit

Arrow right icon Leia mais

Não há nada novo debaixo do sol

Calendar icon 5 de dezembro de 2018

O movimento de mulheres contra a violência de gênero em Israel e uma breve perspectiva histórica do feminismo israelense

Arrow right icon Leia mais
E eu com isso? #155 Mrs. Maisel e a cultura judaica nos EUA
E eu com isso? #155 Mrs. Maisel e a cultura judaica nos EUA

Calendar icon 7 de março de 2022

Arrow right icon Leia mais