“Cabala é um patrimônio da humanidade”, afirma o chazan Pipo, estudioso do assunto

Quando se fala em Cabala, muitos dizem que é o lado mais místico do judaísmo. A prática e o estudo dessa filosofia se popularizaram depois que a cantora pop Madonna e outras celebridades se tornaram adeptas. Daí, surgiram instituições como o Kabbalah Center no Brasil, prometendo ensinar Cabala a quem os procurasse.
Mas o que é realmente a Cabala? Até que ponto transformar um saber milenar em uma cartilha comercializável não banaliza o próprio judaísmo?
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com Felipe Pinchas Grytz, mais conhecido como Pipo, que é maestro e compositor formado pela Faculdade Santa Marcelina, e também já foi chazan do Colégio Renascença e diretor musical da Congregação Israelita Paulista. Hoje em dia, ele estuda e ensina Cabala. Para ele, a Cabala não é só dos judeus e sim um patrimônio da humanidade.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Existe cultura do estupro em Israel? Entenda o caso que parou o país
2 de setembro de 2020
Um estupro coletivo ocorrido em Israel na semana passada levou milhares de mulheres às ruas protestarem contra a cultura do estupro. Caroline Beraja conversa com a ativista Giovahanna Ziegler sobre os desdobramentos dos últimos acontecimentos no país e as futuras ações dos movimentos feministas neste enfrentamento. A live acontece na quarta-feira, dia 02/09, às 17h, […]
