Israel e Bharein assinam acordo de normalização das relações
Daniel Douek
Acaba de ser anunciado acordo para a normalização das relações entre Israel e Bahrein. “Este é um avanço histórico para promover a paz no Oriente Médio”, afirma o documento assinado pelo primeiro ministro Benjamin Netanyahu e pelo rei Hamad bin Isa bin Salman al-Khalifa.
“A abertura do diálogo direto e dos laços entre essas duas sociedades dinâmicas e economias avançadas continuará a transformação positiva do Oriente Médio e aumentará a estabilidade, segurança e prosperidade na região”, continua o documento.
Também há menção aos palestinos: “As partes continuarão os esforços para alcançar uma resolução justa, abrangente e duradoura para o conflito israelense-palestino para permitir que o povo palestino realize seu pleno potencial”.
O acordo foi mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acontece semanas após a normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.
Artigos Relacionados
Aula do IBI em Porto Alegre discute origens e desenvolvimento do sionismo
21 de setembro de 2018
No último domingo, 16 de setembro, o professor Michel Gherman, colaborador do IBI, ministrou um “aulão”, em Porto Alegre, intitulado “Sionismo é no plural”. Durante o encontro, realizado no bairro de Santa Cecília, foram discutidas as origens e o desenvolvimento do sionismo e as várias leituras possíveis sobre o movimento nacional judaico, historicamente e na […]

Fracasso do lockdown: como Israel leva goleada da 2ª onda de COVID
22 de setembro de 2020
TEL AVIV – Este texto é um desabafo. Estou bem decepcionada com o comportamento de muitos israelenses em meio a uma segunda onda de COVID-19 muito maior e mais severa do que a primeira. Israel decretou um segundo lockdown de três semanas às 14:00 desta sexta-feira (18 de setembro). Foi o primeiro país ocidental a […]
