Debate com o escritor árabe-israelense Sayed Kashua
31 ago 20

Debate com o escritor árabe-israelense Sayed Kashua

Na próxima Quinta-Feira (03/09), às 18h, acontecerá um Webinar com o escritor e jornalista árabe-israelense Sayed Kashua.  O evento terá como mediadora a Profa. Marta Topel, diretora do Centro de Estudos Judaicos, e como debatedora Juliana Portenoy, pesquisadora da obra de Kashua. O debate será realizado em inglês e será transmitido no dia 03/09, às 18h, pelo Zoom no link http://bit.ly/SayedKashua.

O evento tem parceria com o Instituto Brasil-Israel e será uma oportunidade única de conhecer e se aprofundar no trabalho dessa voz tão importante e complexa que é Kashua. 

Conheça mais a biografia dos participantes:

Sayed Kashua, nascido em 1975 em uma família muçulmana na cidade israelense de Tira, é autor de quatro romances escritos na língua hebraica e roteirista do seriado da televisão israelense “Avodá Aravit” (“Trabalho Árabe”), obras premiadas em Israel e internacionalmente. Por mais de dez anos, foi autor de uma coluna de crônicas no jornal Haaretz, compiladas posteriormente em livro. Em 2015, junto a sua família, aceitou o convite para lecionar numa universidade ao norte dos Estados Unidos. Hoje, cursa seu doutoramento em Literatura Comparada na Washington University em St. Louis, onde também leciona hebraico. A complexidade de ser árabe, israelense e palestino é tema recorrente em seu trabalho, que até hoje não foi traduzido ao português.

Juliana Portenoy Schlesinger é doutora e pós-doutora pelo Departamento de Letras Orientais da USP. Cursou seu Mestrado na Universidade Hebraica de Jerusalém em Antropologia, onde analisou uma escola bilíngue árabe-hebraica. Seu doutorado analisa o primeiro romance de Kashua, Aravim Rokdim (Árabes Dançantes), e seu pós-doutorado analisa as crônicas jornalísticas do autor.

Marta F. Topel é antropóloga, Diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP, docente do Programa de Língua Hebraica e Literatura Judaicas/USP e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes e do LETRA/USP.

Artigos Relacionados


“Sem médicos e enfermeiros árabes, o sistema de saúde de Israel entraria em colapso” diz Dr. Waldan

Calendar icon 25 de março de 2020

Ao que tudo indica, a crise do coronavírus trará mudanças de longo prazo em diversos campos da vida. Economia, política e sociedade já estão passando por transformações rápidas e radicais. Em Israel, essas mudanças também são sentidas. Há pouco, o professor de medicina Rafi Walden, vice-presidente do hospital Sheba, em Ramat Gan (um dos 10 […]

Arrow right icon Leia mais

O novo primeiro ministro de Israel, Naftali Bennett, realizou a primeira reunião de gabinete

Calendar icon 15 de junho de 2021

Arrow right icon Leia mais

Veja como Kofi Annan foi lembrado em Israel

Calendar icon 18 de agosto de 2018

Ex-secretário geral da ONU lutou contra o antissemitismo

Arrow right icon Leia mais