A banalização da banalização: como, quando e quem pode falar sobre nazismo hoje?

Debates sobre fascismo, nazismo e Holocausto têm sido frequentes na política brasileira contemporânea.
Para alguns, faz sentido valer-se desses termos para refletir sobre o presente. Para outros, qualquer referência a esses episódios configura-se como “banalização”.
Afinal, a ideia de “banalização” do nazismo e do Holocausto foi, ela própria, “banalizada”?
Como, quando e quem pode falar de nazismo e Holocausto hoje?
Para responder a essas perguntas, convidamos três especialistas na temática da educação sobre o Holocausto, Carlos Reiss, Celso Zilbovicius e Karina Iguelka, para um debate que se faz urgente.
Neste sábado, 13/06, às 19h.
Não precisa de inscrição para participar, basta acessar a plataforma Zoom.
Karina Iguelka é psicóloga e psicanalista, formada pelo Instituto de Psicologia da USP e pelo Instituto Sedes Sapientiae. É especialista na área de educação do Holocausto.
Carlos Reiss é educador e coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba.
Celso Zilbovicius é professor de saúde coletiva da Faculdade de Odontologia da USP e especialista na área de educação do Holocausto.
Michel Gherman – Professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ e Diretor Acadêmico do Instituto Brasil-Israel
Daniel Gerstler – Formado em Direito pela USP, especialista em Direito Penal Econômico pela FGV. Colaborador do IBI e voluntário do American Jewish Comitee.

Artigos Relacionados
A banalização do nazismo é o tema do episódio do podcast dessa semana
2 de junho de 2020
Na última semana, as redes sociais se encheram de termos como “Noite dos Cristais”, “Terceiro Reich”, nazismo e outros. Não foi para falar de Holocausto exatamente… Mas sobre uma operação da Polícia Federal para desarticular uma rede de notícias falsas. Como resposta, vieram as famigeradas notas de repúdio. Da Confederação Israelita do Brasil, a Conib, […]

IBI e Casa do Saber oferecem palestra sobre Brasil e Israel
26 de novembro de 2018
A aula será ministrada por Guilherme Casarões no dia 03/12
