Israel imaginária em meio à pandemia
25 mar 20

Israel imaginária em meio à pandemia

Nós aqui do IBI falamos sempre sobre a Israel imaginária e seus usos políticos. Na crise do coronavírus apareceram novos “bons” (e trágicos) exemplos desses usos.

Em determinado momento de uma live da semana passada, o presidente Bolsonaro tentou diminuir os riscos da epidemia. Nesse contexto, ele disse: “Israel já esta desenvolvendo uma vacina e mais uma vez vai nos salvar”.

É isso que chamamos de Israel Imaginária.

De fato, como outros países que investem em educação e pesquisa, há pesquisadores israelenses (por exemplo, do Galil Research Institute) avançando no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. Entretanto, nenhum deles tem a pretensão de que a vacina fique pronta muito em breve (pesquisas nesse sentido podem durar anos), nem de “salvar o mundo”.

Pelo contrário, reconhecendo as dificuldades e problemas da atual conjuntura, Israel tem tomado medidas bastante restritivas. Já no início de março, o primeiro ministro Benjamin Netanyahu foi à televisão, falou em “crise sem precedentes” e pediu aos israelenses para adotarem outros hábitos frente à disseminação do vírus, por exemplo, para evitarem cumprimentar uns aos outros “dando as mãos”.

Israel real está longe dos poderes messiânicos que o presidente brasileiro supõe que o país tenha. Sem atribuições milagrosas, o que faz o governo israelense é investir em prevenção, em rígidas leis de contenção e, principalmente, não chamar a pandemia de uma simples gripe.

Artigos Relacionados


A nova cara do Hamas

Calendar icon 25 de maio de 2017

Arrow right icon Leia mais

A recente escalada de violência entre israelenses e palestinos em 1 minuto

Calendar icon 15 de maio de 2021

Arrow right icon Leia mais

Novo episódio do podcast do IBI trata da representação da comunidade judaica

Calendar icon 27 de março de 2019

Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Fernando Lottemberg

Arrow right icon Leia mais