Milleni F. Rocha, colaboradora do IBI, conversa com membros do Movimento Juvenil Habonim Dror

Na última segunda-feira, 20/01/2020, a colaboradora do IBI Milleni F. Rocha teve uma conversa com dois grupos de jovens na Machane, em Curitiba, do movimento juvenil Habonim Dror, que tem como objetivo integrar e formar jovens de diversas partes do país, que se interessam pelo debate sobre sionismo, a comunidade judaica no Brasil e as tensões envolvendo Israel e Palestina.
Durante a palestra, Milleni abordou temas como a esquerda brasileira e sua relação com Israel e o Sionismo; os Estudos Judaicos no Brasil; o uso de Israel e do judaísmo pela Igreja Neopentecostal e pela Nova Extrema Direita Brasileira culminando nas eleições brasileiras de 2018. Além disso, questões mais teóricas sobre a invenção de Estados-nações modernos e o vínculo identitário com a terra.
Em cada uma dessas conversas, mostrou um vídeo que circulou entre os grupos de direita que retrata a visão neopentecostal sobre Israel Espiritual e o Estado de Israel. Para que houvesse uma dinâmica mais horizontal, Milleni apresentou perguntas que fomentaram debates.
Artigos Relacionados
Sociedade civil israelense se mobiliza contra projeto de lei do Estado-Nação
15 de julho de 2018
Cerca de 7.000 manifestantes marcharam da Praça Rabin para uma “manifestação de emergência” em Tel Aviv na noite de sábado (14/07) no cruzamento das ruas Dizengoff e Bar Giora, onde ouviram discursos de políticos e ativistas sociais. O New Israel Fund participou da manifestação – organizada por várias organizações de defesa de Israel, bem como […]
