Conheça os formadores de opinião convidados pelo IBI para viajar para Israel e territórios palestinos
19 dez 19

Conheça os formadores de opinião convidados pelo IBI para viajar para Israel e territórios palestinos

IBI

Christian DunkerPsicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2014) junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Obteve o título de Livre Docente em Psicologia Clínica (2006) após realizar seu Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University (2003). Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado em Psicologia Experimental (1991) e doutorado em Psicologia Experimental (1996) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista Membro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano. Tem experiência na área clínica com ênfase em Psicanálise (Freud e Lacan), atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura e epistemologia da prática clínica, teoria da constituição do sujeito, metapsicologia, filosofia da psicanálise e ciências da linguagem. Coordena, ao lado de Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr,. o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Em 2012 ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise com a obra “Estrutura e Constituição da Clinica Psicanalítica” (Annablume, 2011). Em 2016 ganhou o segundo lugar no Prêmio Jabuti em Psicologia, Psicanálise e Comportamento com o livro “Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma” (Boitempo, 2015). Publicou ainda “Por quê Lacan? (Zagodoni, 2016), “A Psicose na Criança” (Zagodoni, 2014) e “O Cálculo Neurótico do Gozo” (Escuta, 2002)

Pastor Henrique Vieira

Teólogo; Pastor; Ator; Pesquisador da Arte do Palhaço; Professor; Cientista Social; Historiador e Escritor. Tem se dedicado no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Pastoreia a Igreja Batista do Caminho, comunidade de fé itinerante que realiza suas celebrações em Niterói e Rio de Janeiro. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre Evangelho e Direitos Humanos e respeito à diversidade. É Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura. Em maio, lançou o seu primeiro livro “O amor como revolução” pela editora Objetiva.

Omar Ribeiro Thomaz 

Bacharel em História da Arte – Universidad de Barcelona (1989) -, graduação em Arte Dramática – Estudio de Formación de Actores Nancy Tuñón (1989) e doutorado Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1997). Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento por 12 anos e atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, ao Programa de Pós-Graduação em História (linha História Social da África) e ao Doutorado em Ciências Sociais. Realizou pós-doutoramento no Max Planck Institute for Social Anthropology (2007), em Halle Salle, Alemanha, com o apoio da Humboldt Foundation. Desenvolve pesquisa nas áreas de antropologia da guerra e do conflito e história social da África e do Caribe, tendo realizado pesquisa de campo no sul de Moçambique, em Uganda e no Haiti. Sua equipe, formada em grande medida por orientandos, vem realizando pesquisa em diferentes países africanos (Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Namíbia e África do Sul), no Caribe (Haiti e República Dominicana) e em territórios da Europa central e oriental (em particular Sérvia, Bósnia e antiga República Democrática Alemã).

Artigos Relacionados


Mulheres do Kotel por Ana Wechsler

Calendar icon 7 de dezembro de 2018

Arrow right icon Leia mais

Desmistificação da arqueologia em Israel

Calendar icon 3 de outubro de 2019

Arrow right icon Leia mais

Centenas de acadêmicos israelenses pedem que Netanyahu não deporte africanos

Calendar icon 20 de janeiro de 2018

Carta segue manifestações semelhantes de escritores israelenses e de rabinos ortodoxos

Arrow right icon Leia mais