Rafael Kruchin dá palestra aos membros do Habonim Dror de Curitiba
Na última sexta-feira, dia 29/11, Rafael Kruchin, coordenador executivo do IBI, deu uma palestra para os membros do Habonim Dror de Curitiba sobre a “politização da identidade judaica”.
Kruchin discutiu a recente entrada de Israel na pauta política brasileira e como esse fenômeno afeta a imagem que as pessoas têm sobre os judeus no imaginário social.
Para Rafael, a associação de Israel com o atual governo brasileiro consolidou um imaginário social que identifica Israel, o sionismo e seus defensores no campo da direita do espectro político.
Na opinião pública e corriqueira, “judaísmo” e “Israel” se confundem muito. Assim, tem se consolidado cada vez mais a ideia de que ser judeu é ser de direita ou conservador, impondo novos desafios para aqueles que não se identificam com esse perfil.
Artigos Relacionados
Relação entre Israel e a ONU é tema do novo episódio do podcast do IBI
27 de junho de 2019
Com Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Laura Waisbish


E eu com isso? #246 Negacionismo: um perigo
16 de novembro de 2023
Quando falamos em negacionismo é comum fazer uma associação à negação ou minimização de eventos históricos ou científicos, especialmente em relação a eventos como o Holocausto, mudanças climáticas ou, mais recentemente, a pandemia de COVID-19. Agora, com a guerra entre Israel e o Hamas, o discurso negacionista volta a ganhar força e junto com ele […]


E eu com isso? #261 Sobrevivente de 7/10, o relato de Rafael Zimerman
28 de março de 2024
No dia 7 de outubro de 2023, Israel foi vítima de um dos maiores ataques terroristas da história, com uma invasão por terra do grupo terrorista Hamas, que entrou no território israelense e atacou cidades, kibutzim e matou mais de 1.200 pessoas. Um dos locais atacados pelo grupo terrorista foi a festa Nova, um festival […]
