IBI apoia os 50 anos do Centro de Estudos Judaicos
O IBI esteve entre os apoiadores, ao lado da Conib, da Fisesp e da Hebraica, nesta segunda-feira, 23 de setembro, no evento de comemoração dos 50 anos do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, com a participação do ex-ministro das relações exteriores, Celso Lafer.
O evento foi apresentado pelo pesquisador do Centro de Estudos Judaicos Bruno Szlak. A abertura foi feita pela pela diretora do CEJ/USP, a Professora Dra. Marta Topel que falou sobre o funcionamento do CEJ, sobre o trabalho de seus professores e sobre os rumos da área de Estudos Judaicos na Universidade de São Paulo.
O doutorando em Estudos Judaicos Daniel Douek, apresentou uma nova proposta para o futuro do CEJ, com a reformulação do estatuto e a criação de uma Associação de Amigos do CEJ, ressaltando a importância destes estudos para a comunidade judaica e para a produção de pesquisas acadêmicas. O pesquisador do CEJ Manu Marcus Hubner apresentou ao lado da doutoranda Isadora Sinay a produção acadêmica das revistas Cadernos de Língua e Literatura Hebraica e Vértices, ambas produções relevantes e ligadas ao Centro de Estudos Judaicos.
Em seguida, o Professor Celso Lafer apresentou uma conferência contando um pouco sobre sua relação com a história do Centro de Estudos Judaicos e comentando a importância da criação de uma Associação. Em seu discurso, Lafer abordou questões tocantes para os estudos judaicos como racismo e antissemitismo, e mencionou obras de professores do Programa como o dicionário hebraico-português da Professora Rivka Berezin e o livro Jerusalém & São Paulo, da Professora Marta Topel, que trata do tema da ortodoxia judaica no Brasil. O Professor ainda lembrou da relevância da atuação do Rabino Pinkuss na fundação e consolidação de um Centro de Estudos Judaicos dentro de um ambiente laico como o da Universidade de São Paulo bem como outras pessoas que atuaram de forma significativa na história do CEJ como como Jacó Guinsburg, Nachman Falbel, Anita Novinsky, Henrique Rattner dentre outros.
A noite seguiu com com um coquetel oferecido pelo Buffet Kosher Bites e Fabiana Grinberg, monitora do CEJ/USP, colheu em vídeo depoimentos dos convidados presentes.
O Centro de Estudos Judaicos apresenta na tarde de hoje, 24 de setembro, o segundo evento de comemoração de seu cinquentenário, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sala 266 do prédio de Letras, onde serão apresentadas duas mesas de discussão sobre Estudos Judaicos na USP e Estudos Judaicos no Brasil.
Fique atento aos nossos próximos eventos em nossas redes sociais!
Artigos Relacionados

Judaísmo e democracia pt. 1
20 de maio de 2022
Não é novidade pra ninguém que o Brasil vive um momento político conturbado. 2022 é um ano eleitoral, mas é também um ano em que a sociedade brasileira vê, bem na sua frente, autoridades do país flertando com um possível golpe. A democracia brasileira é jovem e, podemos dizer, ainda tenta se consolidar, ao mesmo […]


Bloco Gente de Fé participa de eventos do calendário oficial da 27ª Parada LGBTQIA+ 2023
13 de junho de 2023
O Bloco Gente de Fé, que reúne coletivos LGBTQIA+ de diversas religiões, fez parte de eventos do calendário oficial da 27ª Parada LGBTQIA+ 2023. O bloco representa a pluralidade e diversidade e busca mostrar que a fé não deve ser instrumento de exclusão, silenciamento, negligência e violência contra corpos LGBTQIA+. O primeiro evento ocorreu em […]

IBI apoia a comemoração dos 50 anos do Centro de Estudos Judaicos da USP
13 de setembro de 2019
O Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo está comemorando 50 anos. Nesta trajetória, centenas de acadêmicos e milhares de estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e compartilhar a língua hebraica, a bíblia hebraica, as literaturas e as culturas judaicas e a sociedade israelense em suas várias manifestações em nível acadêmico de excelência. […]
