Cine debate sobre os Acordos de Oslo contou com presença de ex-correpondente da Globo em Israel
O IBI promoveu, na última quinta-feira, cine debate do documentário “Diários de Oslo” , com a participação do ex-correspondente da Globo em Israel, Carlos De Lannoy e da jornalista Micheline Alves.
O longa, dirigido pelos israelenses Mor Loushy e Daniel Sivan, mostra os bastidores das negociações de paz entre israelenses e palestinos na década de 90. Para De Lannoy o filme evidenciou a vontade política dos líderes da época – Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafa- de se tomar decisões pragmáticas em busca de um acordo para os dois povos. “Fica claro a grandeza desses líderes, porque são os políticos quem têm o poder de promover as mudanças”, afirmou o jornalista que viveu durante dois anos em Israel.
A jornalista Micheline Alves também se disse impressionada sobre como as negociações necessitaram de vontade política, insistência, empatia e tolerância “O filme mostra que é possível sempre conversar com quem pensa diferente. Se esses caras sentaram na mesa, qualquer um pode sentar também”.
No bate-papo ambos falaram sobre os desafios de se fazer uma cobertura jornalística equilibrada, especialmente em zonas de conflito, sobre as vozes políticas e a resistência que os líderes encontraram em ambos os povos. “Quando um povo tem sua segurança ameaçada nem sempre ele entende que a paz é o que vai garantir a segurança. Muitas vezes ele acha que tem que optar por uma coisa ou outra e acaba optando pela segurança”, afirmou De Lannoy.
A noite acabou com perguntas da plateia e uma frase do filme reafirmada pelos jornalistas “A paz se faz com seus inimigos, não com amigos˜.
Fique atento aos nossos próximos eventos em nossas redes sociais!
Artigos Relacionados
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah representaram o IBI na Maratona Piauí CBN de Podcas
23 de agosto de 2019
No último dia 17 aconteceu em São Paulo a segunda edição da Maratona Piauí CBN de Podcast. E como todos sabem – ou deveriam – o IBI tem o podcast ‘E eu com isso?’, então, não poderíamos ficar de fora. Anita Efraim e Amanda Hatzyrah, que apresentam o podcast participaram e ficaram cheias de ideias! […]

IBI repudia discurso antissemita manifestado contra parlamentar judeu
12 de dezembro de 2019
Na noite de quarta-feira, dia 11/12, o vereador Daniel Annenberg, do PSDB, foi chamado de “judeu filho da puta” por Adilson Amadeu, seu colega do DEM. Experiências como essas são compartilhadas por vítimas de racismo há gerações. Como se não bastasse a gravidade de chamar alguém de “filho da puta”, é preciso ainda reforçar a […]

IstoÉ: precisamos falar sobre antissemitismo
11 de novembro de 2019
Nada caracteriza mais o moderno antissemitismo do que a ideia do “complô judaico”. Segundo essa tese, renascida na Rússia do século XIX, Fábio Wajngarten, secretário de comunicação do atual governo, o senador Jaques Wagner, do PT, e Gleen Gleenwald, jornalista do The Intercept, pensariam de forma parecida, guiados por agendas políticas definidas por algum ente […]
