IBI participa de debate sobre documentário israelense, na UMES
A sede da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), promoveu, no último sábado (29), mais uma exibição da mostra “Cinema com Partido”.
Desta vez, o filme exibido foi o documentário “Posto de Controle”, do diretor israelense Yoav Shamir. Lançado em 2003, o filme retrata um ambiente opressor e de tensão, expresso pelo cotidiano de diversos soldados israelense que tomam conta dos postos de controle (os checkpoints), em Belém, Hebron, Faixa de Gaza, Nablus e Jenin, por onde pedem passagem grupos de palestinos .
A obra foi reconhecida com o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam.
A programação encerrou com um debate com a presença do historiador Michel Gherman, colaborador do IBI e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes do Núcleo de Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Artigos Relacionados
Liberdade como legado
19 de abril de 2019
Não sei quem de vocês perceberam o quão sensacional é a data de hoje. Em um só dia, juntaram dois eventos históricos incríveis – o dia da comemoração do levante do Gueto de Varsóvia e Chag Pessach, a festa judaica da liberdade. Nós, os chaverim do movimento juvenil Hashomer Hatzair (HH), celebrarmos hoje o inicio […]

Ishá im Ishá (Mulher com Mulher): Um Kadish para Rosely Roth – Lesbianidade e Judaísmo
30 de agosto de 2021
