Elisa Goldman discute o conceito de Orientalismo em aula do IBI, no Rio
07 jun 19

Elisa Goldman discute o conceito de Orientalismo em aula do IBI, no Rio

No dia 29 de maio aconteceu a segunda aula do curso de formação do IBI, no Rio de Janeiro. O tema ‘Orientalismo: Como Conhecer o Oriente Médio?’ foi debatido pela professora Elisa Goldman a partir de uma perspectiva pós- colonial.

O repertório acadêmico do autor palestino Edward Said foi apresentado como referência central do debate. Além de Said, foram destacados Frantz Fanon, Aimé Cesaire, Ella Shochat e Gayatri Spivak, autores e autoras pós- coloniais.

A professora descreveu o conceito saidiano de Orientalismo como resultado da construção de uma percepção do Oriente através de referências ocidentais. Nesse contexto, a imagem do Oriente é consolidada como uma região homogênea, onde impera a barbárie, com elementos exóticos -comida, música, dança- e incapaz de ser autônoma. Segundo ela, esse fenômeno de espelhamento entre Ocidente e Oriente influenciou a política externa estadunidense no contexto pós Guerra Fria e as suas relações com o sionismo.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}

Elisa Goldman também chamou atenção para a produção acadêmica da iraquiana e israelense Ella Shochat. A sua perspectiva sobre a sociedade israelense dialoga com o orientalismo a partir das relações desiguais que se estabeleceram entre os ashkenazim e mizrahim em Israel.

Artigos Relacionados


50 anos da chegada do rabino Henry Sobel ao Brasil

Calendar icon 20 de agosto de 2020

Arrow right icon Leia mais

Judeus etíopes saem às ruas para protestar contra a polícia, em Israel

Calendar icon 3 de julho de 2019

Manifestações acontecem após a morte de Solomon Teka, de 18 anos

Arrow right icon Leia mais

Os Penitentes

Calendar icon 3 de setembro de 2021

Por Heloisa Pait

Arrow right icon Leia mais