Nacionalismo Palestino é tema da aula de Denise Rocha, em SP
Dando continuidade ao curso de formação do IBI, “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, Denise Rocha, mestranda em Antropologia Social pela Unicamp, ministrou a segunda aula, na última quinta-feira (09/05), cujo tema foi “Árabes ou palestinos? O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina”.
Para responder ao questionamento, a professora estabeleceu referenciais históricos de eventos ocorridos na Europa e no Oriente Médio que são importantes para abordar a criação do Estado de Israel e a Nakba Palestina. A partir daí, foram apresentadas as três grandes fases dos nacionalismos palestinos, marcadas pelos movimentos políticos que se constituíram como seus principais atores: o Movimento dos Nacionalistas Árabes, o Fatah e o Hamas.
Ao todo, a professora apresentou um panorama do desenvolvimento dos nacionalismos palestinos, buscando relacionar o surgimento de cada um dos movimentos nacionais mencionados ao contexto histórico específico em que ele estava imerso. Poesias de Mahmoud Darwish deram aporte para, dentro de um contexto político, produzir reflexões sobre sentimento nacional e lançar um breve olhar sobre a dimensão humana da questão Palestina
Artigos Relacionados
Entre Levinas e Leibowitz: Israel, Sionismo e o Povo Judeu
20 de agosto de 2020
Levinas e Leibowitz eram pensadores de seus mundos. Vindos, respectivamente, da França e da Alemanha, ambos eram filhos do Holocausto. Muito influenciados pela cultura europeia, ambos eram profundamente e radicalmente judeus. Tanto Levinas, quanto Leibowitz, pensaram suas relações com D’us, com o povo judeu e com a humanidade e o humanismo. Em tempo de valores […]

Nova série do podcast ‘E EU COM ISSO?’ fala sobre a imigração judaica para o Brasil
24 de fevereiro de 2021
O primeiro episódio da série é sobre os judeus na Amazônia

IBI Live com Rodney William
11 de junho de 2020
Nesta quinta-feira, dia 11/06, às 20h, o babalorixá Rodney de Oxóssi conversa com o IBI sobre apropriação cultural, tema de seu livro na coleção “Feminismos Plurais”, e sobre as manifestações antirracistas ao redor do mundo. Acompanhe no Instagram, nos perfis do IBI (@institutobrasilisrael) ou do Rodney William (@rodneywilliam2018).
