Casa do Povo recebe homenagem a Amós Oz, promovida pelo IBI e Cia das Letras
29 abr 19

Casa do Povo recebe homenagem a Amós Oz, promovida pelo IBI e Cia das Letras

A Companhia das Letras, o Instituto Brasil-Israel e a Casa do Povo realizam, no próximo sábado, dia 04 de maio, a Homenagem a Amós Oz, um evento em celebração à obra do renomado escritor, intelectual e ativista político israelense. Nesta mesma data, Amós Oz completaria 80 anos. Traduzido para mais de 20 idiomas, o autor de O mesmo mar, A caixa preta e Uma certa paz nasceu em Jerusalém e faleceu no final de 2018, aos 79 anos. Foi considerado um dos melhores escritores de seu tempo.

Nos seus últimos anos de vida, Oz dedicou-se à militância em favor da paz entre árabes e israelenses. Ele também lecionava literatura hebraica na Universidade de Ben-Gurion, no deserto de Neguev, onde morava, na região sul de Israel. “Para Amos Oz, o ato de escrever — e de ler — é antes de tudo um ato de empatia: escritores e leitores se colocam no lugar dos personagens. É por isso, talvez, que ele aproxime com tanta delicadeza a sua escrita e militância, ou, para dizer isso com outras palavras, poética e política”, afirma Benjamin Seroussi, Diretor Executivo da Casa do Povo.

Na programação do evento, estão previstas discussões em duas mesas: a primeira, sobre a importância da obra do israelense na literatura, com a presença da professora Nancy Rozenchan, do historiador Michel Gherman e mediação da jornalista Marília Neustein. A segunda abordará a atuação do autor nas questões políticas de seu país e terá participação da professora Heloisa Pait e do jornalista João Paulo Charleaux, sob a mediação do editor Ricardo Teperman.

Ao longo do dia, a atriz Mika Lins fará leituras de trechos de obras do escritor.

A Companhia das Letras, que publica as obras de Amós Oz no Brasil, irá lançar, na ocasião, dois títulos autor: Do que é feita a maçã e Sumchi. O espaço também receberá uma exposição com as ilustrações da artista visual Carla Caffé para Sumchi.

Dono de uma extensa e elogiada produção literária, que inclui romances, críticas e ensaios produzidos desde os anos 1960, Amós Oz teve um de seus livros adaptado para o cinema. Lançado em 2015, De Amor e Trevas baseia-se nas memórias do artista, narra sua proximidade com a mãe e mostra o começo de sua atuação como escritor e ativista político. O longa-metragem, que encerrará a programação do evento, é ambientado na Palestina do final dos anos 1940 e remonta a eclosão dos conflitos entre árabes e judeus, após a criação do Estado de Israel. O filme foi dirigido pela atriz israelense Natalie Portman, que interpreta a mãe do escritor.

Programação
14h – Mesa: o legado de Amóz na literatura, com Nancy Rozenchan e Michel Gherman.
Mediação: Marília Neustein.

16h – Mesa: a atuação do escritor na política, com Heloisa Pait e João Paulo Charleaux.
Mediação: Ricardo Teperman.

18h – Projeção do filme De amor e trevas, baseado na obra homônima e autobiográfica de
Amós Oz. A trama tem direção da atriz israelense Natalie Portman.

Mais:
– Lançamento de dois novos livros do autor: “Do que é feita a maçã” e “Sumchi”, ambos editados pela Companhia das Letras.

– Exposição com as ilustrações da artista Carla Caffé para a obra “Sumchi”.

– Ao longo do dia, a atriz Mika Lins fará leituras de trechos de obras do escritor.

Serviço
Homenagem a Amós Oz
Data: Sábado, dia 04 de maio de 2019
Horário: das 14h às 20h
Local: Casa do Povo. Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro – São Paulo / SP (próximo à estação de metrô Tiradentes)

Artigos Relacionados


Playlist da semana: Bandas árabe-israelenses

Calendar icon 13 de agosto de 2019

Curadoria de Itay Peceniski

Arrow right icon Leia mais

Diante da mortandade, não nos calaremos!

Calendar icon 13 de abril de 2021

Live de lançamento do manifesto

Arrow right icon Leia mais

Ma Pitom? Conhecendo as minorias em Israel: Envelhecimento e desafios do etarismo, com Cindy Shulkin

Calendar icon 9 de agosto de 2021

Arrow right icon Leia mais