Autor israelense Motti Lerner tem encontro com alunos do Célia Helena
06 fev 19

Autor israelense Motti Lerner tem encontro com alunos do Célia Helena

IBI

O Célia Helena recebeu, nesta quarta-feira, o dramaturgo e roteirista israelense Motti Lerner para um encontro com os alunos. Promovido pelo IBI e com apoio institucional do Consulado de Israel e da Federação Israelita de São Paulo, o bate-papo contou com a participação do ator Michel Joelsas, aluno do centro de artes e educação e da atriz Viviane Pasmanter em cartaz em São Paulo com a peça “Amor Profano”, escrita por Lerner. A atividade, que reuniu cerca de 100 pessoas, marcou o início do semestre na escola.

Depois das boas vindas da diretora-geral, Lígia Cortez, Michel Joelsas traçou um breve panorama da carreira de Motti Lerner e também apresentou o IBI aos alunos. Em seguida, Viviane falou sobre o espetáculo Amor Profano, comentando quão surpreendentes têm se mostrado as reações da plateia. A peça, que é classificada como drama, tem arrancado muitos risos da plateia. Se passa em Jerusalém e Tel Aviv e trata de um inusitado triângulo amoroso cujo terceiro elemento é Deus.

Motti Lerner dividiu sua fala em duas etapas. Na primeira, ressaltou a importância do ator no processo de construção do personagem. Contou que, assim como foi feito durante a montagem de Amor Profano, depois de receber comentários dos atores, ele reescreveu trechos da peça.

Na segunda parte da conversa, o autor falou sobre o processo de criação de uma peça. Ressaltou a responsabilidade de se olhar para a realidade em que se vive e, com sua sensibilidade, ser um agente de transformação na sociedade.

Depois de duas horas de encontro, Motti Lerner respondeu perguntas do público.

“Motti Lerner é um homem de teatro no sentido humano mais profundo, e que acredita na arte, na responsabilidade da criação para melhorar o homem e a sociedade. Ele tem um enorme amor e compaixão pela humanidade”, comentou Lígia Cortez. “Motti fez uma fala essencial para os alunos, a maioria do primeiro ano, sobre a questão do lugar artista e suas motivações”, completou Michel Joelsas.

Artigos Relacionados

E eu com isso? #264 Trauma e desmentido em 7 de outubro
E eu com isso? #264 Trauma e desmentido em 7 de outubro

Calendar icon 15 de maio de 2024

Desde o 7 de outubro, a memória do Holocausto tem sido evocada para falar sobre aspectos do trauma que eventos como esses deixam na História Judaica, sobretudo quando não há espaço para legitimação das dores de suas vítimas. De que forma sobreviventes de eventos traumáticos podem elaborar sua experiência, mesmo diante do negacionismo? E como […]

Arrow right icon Leia mais

Israel imaginária em meio à pandemia

Calendar icon 25 de março de 2020

Nós aqui do IBI falamos sempre sobre a Israel imaginária e seus usos políticos. Na crise do coronavírus apareceram novos “bons” (e trágicos) exemplos desses usos. Em determinado momento de uma live da semana passada, o presidente Bolsonaro tentou diminuir os riscos da epidemia. Nesse contexto, ele disse: “Israel já esta desenvolvendo uma vacina e […]

Arrow right icon Leia mais

Jovens – 70 anos depois

Calendar icon 25 de junho de 2018

Israel comemora 70 anos de sua fundação. A ocasião desperta inúmeras justificadas manifestações de orgulho e regozijo, ao lado de gestos de exagerado teor “patriótico” e nacionalista. A orientação de direita que há anos dirige os destinos do país faz com que se ponha mais ênfase nas conquistas econômicas e científicas, no poderio militar considerável […]

Arrow right icon Leia mais