IBI dá início ao seu curso de formação no Rio de Janeiro
IBISexta-feira passada (17/08) o IBI iniciou seu curso de formação “Israel e Palestina: entre conflitos e narrativas” no Rio de Janeiro.
No esforço de pensar a questão palestino-israelense sem tratá-la como algo absolutamente excepcional e particular, a primeira aula, cujo tema era “Colonialismo, Imperialismo e Pós-colonialismo”, foi ministrado pela Professora Janaína Perrayon.
Ela enfatizou a historicidade do imperialismo em sua formação no século XIX, profundamente relacionada com as transformações econômicas ocorridas na Europa devido à crescente industrialização. Ademais, propôs uma reflexão sobre os impactos subjetivos do colonialismo e como foi decisivo pra sua legitimação o discurso de superioridade europeia. Mas isso sem deixar de afirmar as próprias formas de agência, resistência e criação das sociedades colonizadas.
Assim, foi dado o pontapé inicial para a compreensão da questão palestino-israelense em diálogo com seu tempo e no seio da modernidade e seus profundos impactos. Trata-se de pensar com essas questões gerais para então descobrir suas especificidades, mas não sua excepcionalidade. Assim espera-se renovar e ampliar o debate, nunca fechá-lo.
Nesta sexta (24/08), o curso tem prosseguimento com a aula do Professor Fernando Brancolli, intitulada “Formação e tensões geopolíticas no Oriente Médio”.
Artigos Relacionados
Episódio ao vivo do podcast E EU COM ISSO? conta com a presença do cineasta Fernando Grostein Andrade
5 de agosto de 2021
Fernando Grostein Andrade é diretor do filme “Abe”, que estreia dia 05 de agosto nos cinemas brasileiros

Ventos novos nas relações entre palestinos e israelenses
14 de setembro de 2021
Ventos novos nas relações entre palestinos e israelenses. Ventos novos e, por vezes, contraditórios. Nessas duas últimas semanas algumas placas se moveram. Depois de anos de afastamento, a Autoridade Palestina volta a ser lembrada como parceira viável. Na semana passada, o ministro da defesa israelense se encontrou com lideranças palestinas para tratar de temas importantes […]
