Uri Avinery morre aos 94, em Tel Aviv
Morreu nesta segunda-feira (20/08) em Tel Aviv, aos 94 anos, o ativista pela paz Uri Avnery.
Veterano da guerra de 1948, Avineri cresce como jabotinkiano na Alemanha pré-nazismo e assim chega a Palestina. Luta, se fere na guerra e se transforma em um ativista pela paz com os palestinos. Se transforma em um jornalista, talvez no mais importante jornalista da história de Israel. Ao fundar a revista Há olam ha ze, ele se compromete com a atividade que vai acompanhá-lo na vida inteira: um contador de histórias.
Fundador do movimento Gush Shalom, foi um dos primeiros israelenses a defender ativamente a ideia do estabelecimento de um Estado palestino como solução para o conflito entre árabes e judeus, há mais de 70 anos.
Avnery também foi pioneiro no contato com a Organização de Libertação da Palestina (OLP), em 1974, o que levou à fundação do Conselho Israelense para a Paz Israelense-Palestina, no ano seguinte.
Em julho de 1982, no auge da primeira guerra do Líbano, Avnery encontrou-se com o chefe da OLP, Iasser Arafat, em Beirute. Era a primeira vez que israelenses se reuniam com o líder palestino.
Na ocasião, ele disse: “O fato de estarmos aqui no meio dessa guerra terrível é um sinal de que no futuro nossos dois povos encontrarão uma solução para coexistir. Palestinos e israelenses. Acredito que haverá um Estado palestino ao lado de Israel e ambos os lados viverão juntos em paz em dois países que, pouco a pouco, desenvolverão boas relações de vizinhança”.
Antes de morrer, Avnery pediu para que seus arquivos fossem encaminhados à Biblioteca Nacional de Israel e seu dinheiro doado para o ativismo pela paz.
Uri Avnery com o líder palestino Yasser Arafat em Beirute, Líbano, em 1982. Foto: Anat Saragusti.
Uri Avenry e o primeiro primeiro-ministro de Israel, David Ben Gurion. Foto: Uri Avnery Archive.
Saiba mais
Uri Avnery, Veteran Peace Activist and Among First Israelis to Meet Arafat, Dies at 94
Artigos Relacionados
Sob polêmica, Radiohead se apresenta em Tel Aviv
19 de julho de 2017
Líder da banda britânica rebate críticas de apoiadores de boicote a Israel e ganha apoio de cantora árabe

Como falar de Auschwitz?
26 de janeiro de 2018
Leia artigo do colaborador do IBI, Rafael Kruchin

Jornalista palestina tem carro queimado e acusa governo de Mahmoud Abbas
27 de julho de 2020
TEL AVIV – Em uma demonstração de coragem pouco comum, uma jornalista palestina está acusando abertamente a Autoridade Palestina (AP) de ter colocado fogo em seu carro como retaliação a uma série de reportagens com críticas ao governo palestino. Nadia Harhash, moradora de Jerusalém Oriental, decidiu expor os problemas com a liberdade de imprensa enfrentados […]
