Casa do Saber apresenta primeira aula de curso em parceria com o IBI
Casa do Saber deu início, na última segunda-feira (16/07), ao curso Israel: Trajetórias e Perspectivas, realizado em parceria com o IBI. A primeira aula, ministrada pelo cientista social Daniel Douek, tratou dos limites geográficos e sociais do país. Foram abordadas as variações das fronteiras territoriais, devido ao histórico de guerras e acordos de paz, que implicaram em mudanças na composição da sociedade.
“Mudanças nas fronteiras modificam também o status social daqueles que habitam o território”, disse Douek. “A cada alteração geográfica, há uma alteração no âmago da sociedade”, completa.
Para o professor, a falta de clareza nos contornos geográficos e sociais, assim como as tensões inerentes à busca por um Estado judaico e democrático, acaba alavancando discursos contraditórios. “Platitudes do tipo ‘Israel é a única democracia do Oriente Médio’ ou ‘Israel é um Estado de Apartheid’, podem soar mais ou menos verossímeis a depender do recorte que se faz, se a atenção do observador é dirigida a Jerusalém, Haifa, Tel Aviv ou Hebron”.
Um antídoto contra as caricaturas ideológicas estaria no esforço para considerar as múltiplas realidades que coexistem no espaço.
Artigos Relacionados
Filme apoiado pelo IBI estreia na Netflix
12 de outubro de 2021
“Abe” conta a história de um menino filho de mãe judia israelense e pai muçulmano palestino

Terceiro episódio da série sobre conversão do podcast “E eu com isso?” conta a história de Leonardo Bueno
6 de agosto de 2020
Esse é o terceiro episódio da série sobre conversão. O primeiro episódio da série foi sobre as questões religiosas envolvendo esse processo. No segundo episṕdio, a Luiza Rizzi contou sobre sua história de aproximação com o judaísmo. Neste episódio, mais um convidado conta sua história, mas dessa vez, diferente. É a história do resgate de […]

“Todo judeu é rico?” é tema do novo episódio do podcast do IBI
11 de setembro de 2019
Com Amanda Hatzyrah e Anita Efraim
