Cinco documentários israelenses para assistir no Netflix
I am Shimon Peres
2014
Direção: Naftaly Gliksberg
Documentário que retrata a vida e a trajetória política do ex-chefe de estado israelense Shimon Peres.
East Jerusalem West Jerusalem
2014
Direção: Henrique Cymerman e Erez Miller
Documentário musical que acompanha o cantor e compositor David Broza durante a gravação de seu novo álbum com participação de músicos israelenses e palestinos.
Sombras da Verdade
2016
Direção: Ari Pines
Esta série documental analisa o controverso caso de assassinato de uma garota israelense de 13 anos e a subsequente condenação de um imigrante ucraniano.
Oriented
2015
Diretor: Jake Witzenfeld
Oriented segue a vida de três amigos palestinos gays enquanto eles confrontam suas identidades nacionais e sexuais na moderna Tel Aviv, Israel. Tem Khader, um “querido” da vida noturna que vive com seu namorado judeu David e seu cão Otis. Fadi, um nacionalista palestino que se apaixona por um soldado israelense. Naeem, que deve encontrar a coragem de sair do armário para sua família conservadora de uma pequena aldeia do norte. Determinados a mudar sua realidade, os três amigos formam um grupo de resistência não violenta, cultural chamado “Qambuta” para defender igualdade sexual, nacional e gênero.
Numerados
2012
Direção: Dana Doron, Uriel Sinai
Os prisioneiros de Auschwitz, judeus ou não, eram tatuados com números de série no peito e no braço esquerdo. Estima-se que 400 mil números foram emitidos em Auschwitz e em seus sub-campos. Sobreviventes falam sobre o significado desta tatuagem.
Artigos Relacionados
Análise – Os palestinos mudarão de estratégia para incluir a ONU?
26 de setembro de 2017
Leia texto do jornalista Daoud Kuttab, originalmente publicado no Al-Monitor

Programe-se: Arieh Saposnik no Brasil
29 de outubro de 2019
A convite do Instituto Brasil-Israel, Arieh Saposnik, vem ao Brasil para uma série de eventos e palestras. Saposnik é um dos maiores historiadores e especialistas sobre sionismo da atualidade e professor da Universidade Ben Gurion. Acompanhe a agenda! São PauloDia 4/11 (18h)- “Terra Santa e sionismo” Palestra no Centro de Estudos Judaicos, da USP, com […]

Com novo governo em Israel, Bolsonaro está cada vez mais sozinho
15 de junho de 2021
Por Daniel Gateno
