Astro do futebol israelense posta foto com meio-campista iraniano
O jogador de futebol israelense Maor Buzaglo, que está em Londres para tratamento de uma lesão no joelho, postou uma foto incomum em sua página no Facebook: uma imagem dele na companhia do meio-campista iraniano, Ashkan Dejagah.
A foto é digna de ser noticiada, considerando que, em 2007, Dejagah se recusou a ir a Israel para um jogo da seleção Sub-21 da Alemanha – nativo de Teerã, o jogador se mudou para a Alemanha a família quando tinha 1 ano. Na época, Dejagah citou temores de que ele seria preso se algum dia visitasse seu país de nascimento.
“No futebol, existem regras diferentes e há uma única língua, sem preconceitos e sem guerras”, escreveu Buzaglo, 30, em hebraico. “O capitão da seleção iraniana e eu mostramos que a realidade pode ser diferente”, acrescentou o meia-atacante, que joga tanto pelo Maccabi Haifa quanto pela seleção de Israel.
Dejagah, meio-campista de 31 anos, nasceu em Teerã, cresceu em Berlim e jogou no time de juniores do Hertha Berlin. Profissionalmente, jogou pelo Wolfsburg, na Alemanha, pelo Fulham, na Inglaterra, pelo Al-Arabi, no Qatar, e agora está de volta à Inglaterra, com o Nottingham Forest. Em 2012, Dejagah concordou em fazer o que havia recusado anos antes – representar a equipe nacional iraniana. Ele jogou pelo Irã na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Em 2007, defendeu a decisão de não se juntar à sua equipe para uma partida em Israel dizendo à revista Stern que “de acordo com a lei em Teerã, me colocariam na cadeia com um carimbo de passaporte de Israel”. Ele acrescentou: “Além disso, ninguém sabe o que eles fazem com os iranianos em Israel”.
Leia matéria original.
Artigos Relacionados
Como a alimentação aproxima e distancia israelenses e palestinos
18 de janeiro de 2018
Um exemplo é a disputa pela identidade cultural do falafel e do humus

Protestos contra o Bolsonaro chegam à mídia israelense
4 de julho de 2021
Por Daniela Kresch

Psicanálise, confinamento e judaísmo, com Christian Dunker, no novo episódio do podcast do IBI
1 de abril de 2020
A reação do mundo, depois da Segunda Guerra, foi de uma profunda conexão entre as pessoas. Será que essa será também uma reação no mundo pós-coronavírus? Hoje, além de termos que lidar com essa memória judaica de confinamento, de medo, de fuga, também há as fake news sobre Israel, afirmando que lá não há isolamento […]
