Judoca israelense leva ouro em torneio de Abu Dhabi que proibiu hino e bandeira do país
27 out 17

Judoca israelense leva ouro em torneio de Abu Dhabi que proibiu hino e bandeira do país

Na última quinta-feira (26), o judoca israelense Tal Flicker foi medalha de ouro na categoria até 66kg no torneio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Entretanto, o país recusou hastear a bandeira e executar o hino de Israel. Foram utilizados os símbolos da Federação Internacional de Judô. No pódio, Flicker, com a bandeira de Israel do quimono coberta, cantou baixinho o hino do país.

Depois da cerimônia, Flicker disse que o hino da federação mundial foi apenas um ruído de fundo. “Estou orgulhoso do meu país. O mundo inteiro sabe que somos de Israel”, completou.

Os Emirados Árabes alegaram que a proibição foi feita por motivos de segurança. A Federação Internacional de Judo já havia solicitado aos Emirados Árabes Unidos que tratassem tratar os atletas israelenses igualmente durante o torneio. Porém, todo o time israelense foi obrigado a competir sem qualquer símbolo de identificação israelense. A proibição está alinhada com uma política de boicote a esportistas israelenses.

Artigos Relacionados


Semana 25 anos sem Rabin – Instituto Brasil-Israel prepara programação especial para lembrar legado de Yitzhak Rabin

Calendar icon 1 de novembro de 2020

Ação inclui lives, webinar, mostra de cinema e podcast para lembrar os feitos e contradições do primeiro ministro israelense, assassinado em 1995

Arrow right icon Leia mais

Curso sobre Israel imaginária será ministrado na UNICAMP

Calendar icon 26 de agosto de 2020

No próximo semestre, com o apoio do IBI, Rodrigo Toniol (Unicamp), Michel Gherman (Ben Gurion/ NIEJ-UFRJ) e Omar Ribeiro Thomaz (Unicamp), ministrarão um curso no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp com o tema “Israel Imaginária: política, religião e nacionalismos”. Fundamentalmente a proposta é a de tomar um fenômeno da política brasileira contemporânea […]

Arrow right icon Leia mais

Demétrio Magnoli explica importância da Partilha da Palestina

Calendar icon 15 de dezembro de 2017

Arrow right icon Leia mais