IBI no Campus: inscrições abertas 1º semestre de 2025
24 fev 25

IBI no Campus: inscrições abertas 1º semestre de 2025

Desde 2020, o IBI acolhe e subsidia estudantes e pesquisadores por meio do projeto IBI no Campus, braço acadêmico da instituição. Trata-se de um projeto nacional e online de estudo, pesquisa e reflexão sobre temas diversos – sempre de forma gratuita.  Nele, estão envolvidos professores, estudantes e pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais, organizados em laboratórios diversos.

💻 100% online e gratuito

🤝 Para estudantes, pesquisadores e aqueles que querem se aprofundar nos temas

Como funcionam os laboratórios? 

Entendem-se por laboratórios nossos grupos de pesquisaensino e reflexão, além de cursos livres, que são coordenados por professores parceiros. Cada um com formato, temática e objetivos próprios, constituem-se pelo seu caráter dialogalreflexivo e colaborativo.

O engajamento e participação ativa dos participantes é essencial para a continuidade e sucesso dos laboratórios!

🔹  Encontros quinzenais e online
🔹  Formatos e temáticas diversas
📅  1º ciclo: março a junho de 2025

Inscreva-se até 10/03!

Conheça as temáticas deste ciclo de atividades: 

Novas formas de antissemitismo no BrasilInscreva-se

(Terça-feira – 19h30 às 21h30 – quinzenal – online)

Coordenação: Anelise Fróes (Labô/PUC-SP)

Descrição: O objetivo geral deste Laboratório é ser um espaço para reflexões dinâmicas sobre o antissemitismo no Brasil, mas também compreendendo esse fenômeno como transnacional e atemporal, marcado através do tempo por “ondas” de reavivamento a partir de contextos sociais diversos. O laboratório se estrutura também como parte de um percurso formativo para pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas, baseando suas discussões em perspectivas de judaísmo e judeidade elaboradas a partir de imaginários do campo político brasileiro, atravessado por múltiplas intersecções, como raça, classe, gênero e idade. Acesse o programa completo da oferta.

Formato: As atividades do se dividem e se complementam entre leituras de textos de referência sobre temas contemporâneos que tenham intersecção com o antissemitismo como fenômeno atemporal, e também discussões de pesquisas em andamento dos próprios pesquisadores do grupo.

Público-Alvo: Pesquisadores/as de qualquer nível educacional, que tenham interesse na temática do antissemitismo e seus efeitos.

Judeidade e NegritudeInscreva-se

(Terça-feira – 19h às 20h30 – quinzenal – online)

Coordenação: Edilmar Alcantara (UFRJ)

Descrição: Este Laboratório busca aprofundar o debate sobre as interseções entre identidade judaica e identidade negra em um cenário global marcado por tensões políticas, revisionismos históricos e retrocessos nos direitos civis. Em um momento em que discursos excludentes ganham força, políticas de reparação são contestadas e o autoritarismo ressurge sob novas roupagens, este laboratório se propõe a analisar as experiências compartilhadas entre judeus e negros, explorando tanto as formas de resistência quanto os desafios impostos por ideologias que buscam homogeneizar e hierarquizar sociedades plurais. Acesse o programa completo da oferta.

Formato: A proposta é oferecer um espaço aberto para discussão de ideias, partindo de temas pré-definidos pelo coordenador, a partir de textos norteadores.

Público-Alvo: Quaisquer interessados em refletir sobre temas diversos que tangenciam a vivência de negros e judeus no Brasil e no mundo.

Onde está o Outro? A presença nas ausências – O judeu/israelense construído no cinema palestinoInscreva-se

(Quarta-feira – 19h às 20h30 – quinzenal – online)

Coordenação: Bruno Szlak (CEJ/USP)

Descrição: O grupo busca compreender como se estabeleceu a identidade nacional palestina, não apenas frente ao Sionismo, mas buscando os fatores históricos e geopolíticos desta identidade desde o final do século XIX até os dias atuais. O objetivo é analisar as narrativas criadas neste longo período para que possamos discuti-las e criar pontos onde possamos contrapô-las à narrativa do Sionismo, do Estado de Israel e de parte do Mundo Ocidental. Mais, o ponto final seria de como estas questões estão construídas e apresentadas no Cinema Palestino, notadamente de como o “Outro” israelense e judeu é retratado na tela frente a esta narrativa identitária nacional palestina. Acesse o programa completo da oferta.

Formato: O grupo seguirá um formato semelhante a um curso de pós-graduação, com leitura e apresentações de textos e discussão de filmes. A participação requer compromisso, incluindo a leitura dos textos, preparo de seminários e exibição dos filmes.

Público-Alvo: Pesquisadores/as de qualquer nível educacional, que tenham interesse na temática. Embora não sejam exigidos conhecimentos prévios aprofundados, é desejável alguma familiaridade com a formação de Israel e a geopolítica do Oriente Médio.

Perseguições Medievais: Antissemitismo, Feminicídio e a InquisiçãoInscreva-se

(Quinta-feira – 20h às 21h30 – quinzenal – online)

Coordenação: Julia Myara (PUC-Rio)

Descrição: O curso oferece uma análise abrangente das dinâmicas sociais e culturais que interligam o antissemitismo e a opressão das mulheres durante a Idade Média. Através de oito aulas, exploraremos temas como as fontes do antijudaísmo, o papel do teatro religioso, acusações de profanações, e a dominação de convertidos e cripto-judeus. Abordaremos também a representação das mulheres como agentes de malevolência, a produção literária hostil e a iconografia associada a pactos com o diabo. Este curso visa não apenas proporcionar um entendimento profundo das tensões históricas, mas também fomentar discussões críticas sobre as consequências desses fenômenos na sociedade atual. Acesse o programa completo da oferta.

Formato: Aulas expositivas em diálogo com os participantes.

Público-Alvo: Quaisquer interessados na temática.

***

Entraremos em contato após o período das inscrições!

Inscreva-se até 10/03!

Obrigada por fazer parte!

Artigos Relacionados

Marcas anunciam fim do apoio ao Flow Podcast
Marcas anunciam fim do apoio ao Flow Podcast

Calendar icon 8 de fevereiro de 2022

O Instituto Brasil-Israel vinha pressionando os anunciantes a desmonetizarem o programa

Arrow right icon Leia mais
No espírito de Purim
No espírito de Purim

Calendar icon 22 de março de 2022

19 de março de 2022

Arrow right icon Leia mais

O dilema da educação judaica nos dias de hoje

Calendar icon 20 de janeiro de 2022

Como construir um ensino judaico significativo para as crianças e jovens do século XXI?

Arrow right icon Leia mais