
E eu com isso? #268 Um soldado em Gaza – pt. 2
Esse é um episódio sobre vivência. Sobre realidade. Nosso objetivo é trazer um relato de alguém que esteve dentro de Gaza durante essa guerra, que ainda não acabou. A partir da escuta, cada um pode formar sua própria opinião. Mas, hoje, nosso papel é tentar sair do lugar de espectador pra conhecer uma perspectiva de dentro.
Todos sabem o que aconteceu no dia 7 de outubro. E sabem o que aconteceu em seguida: uma ofensiva militar israelense, que se intensificou na Faixa de Gaza. É fácil estar em casa, no computador em frente a TV acompanhando o conflito por meio das notícias. Mas como é que estar no exército de Israel no meio de guerra?
Para conversar com a gente sobre esse tema, nós convidamos o Eitan Gottfried. Eitan nasceu e cresceu em São Paulo e há 9 anos mora em Israel, é formado em Ciências Políticas e Estudos Judaicos e hoje trabalha no Israel Democracy Institute. Serviu como primeiro sargento na unidade dos Paraquedistas do Exército de Israel, e foi convocado no mesmo dia 07/10 para o serviço de reserva que durou 128 dias. Participou da batalha no kibutz de Kfar Aza e esteve 55 dias na região de Khan Younis em Gaza.
Artigos Relacionados
“Sem médicos e enfermeiros árabes, o sistema de saúde de Israel entraria em colapso” diz Dr. Waldan
25 de março de 2020
Ao que tudo indica, a crise do coronavírus trará mudanças de longo prazo em diversos campos da vida. Economia, política e sociedade já estão passando por transformações rápidas e radicais. Em Israel, essas mudanças também são sentidas. Há pouco, o professor de medicina Rafi Walden, vice-presidente do hospital Sheba, em Ramat Gan (um dos 10 […]

Judaísmo reformista é tema do novo episódio do podcast do IBI
1 de agosto de 2019
Anita Efraim e Daniel Douek entrevistaram o rabino Uri Lam

8 pontos sobre os acordos de normalização
15 de setembro de 2020
1. Os acordos de normalização das relações diplomáticas entre Israel e Emirados Árabes Unidos foram denominados “Acordos de Abraham”. Posteriormente, o Bahrein também sinalizou que gostaria de normalizar as relações de Israel. 2. Os acordos abrem espaço para uma série de acertos bilaterais sobre investimentos, turismo, voos diretos, segurança, telecomunicações, energia, saúde, cultura, meio ambiente, […]
