
E eu com isso? #264 Trauma e desmentido em 7 de outubro
Desde o 7 de outubro, a memória do Holocausto tem sido evocada para falar sobre aspectos do trauma que eventos como esses deixam na História Judaica, sobretudo quando não há espaço para legitimação das dores de suas vítimas. De que forma sobreviventes de eventos traumáticos podem elaborar sua experiência, mesmo diante do negacionismo? E como ser empáticos com vítimas de atrocidades, como a guerra em curso entre Israel e o grupo terrorista Hamas?
Nossa convidada é a Flávia Steuer, que é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae, membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Co-Autora de capítulo Falas e Ecos do Trauma do livro Testemunho e Experiência Traumática Trauma em Tempos de Catástrofe, pela Editora Escuta”, e também coordena as Rodas de Conversa e Acolhimento do IBI.
Artigos Relacionados
O que pensa o público israelense sobre as principais questões da política externa de Israel?
20 de dezembro de 2018
Como o presidente eleito Jair Bolsonaro já afirmou que pretende transferir a Embaixada do Brasil em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, capital de Israel, é interessante notar que, de acordo com a pesquisa conduzida pelo Mitvim – Instituto Israelense de Políticas Externas Regionais, 54% dos israelenses consideram muito ou bastante significativo que países adicionais, além […]

Emicida manda sua mensagem na cerimonia online de Pessach do IBI, realizada durante a quarentena
13 de abril de 2020
