E eu com isso? #255 Judaísmo e o tempo
31 jan 24

E eu com isso? #255 Judaísmo e o tempo

Na tradição judaica, o tempo é muitas vezes referido como espaço sagrado, assim como o livro seria o verdadeiro templo do povo judeu. Para Spinoza, o tempo é meramente um acidente do movimento, um modo de pensar. Já Heschel considerava o tempo o coração da existência. Para Freud, o inconsciente humano é alheio à cronologia, num estado de atemporalidade ou de tempos múltiplos. Há visões muito diversas sobre a forma como o judaísmo encara o conceito de tempo, mas de que forma essas relações moldam a identidade judaica, hoje?

Para conversar sobre o tema, convidamos Gabri Kucuruza, que é artista, bacharel em Ciências Sociais e cursa mestrado em História, Política e Bens Culturais pela FGV CPDOC. Integra o Grupo de Pesquisa  “Diálogos da Diáspora: Racismo e Antissemitismo” do Labô e o IBI no Campus, e a coletivo judaico Kehilá Judies ao Sul.

Artigos Relacionados


E eu com isso? #136 Caso Prevent Senior, nazismo e a ética médica

Calendar icon 13 de outubro de 2021

Arrow right icon Leia mais

Playlist da semana: Heavy Metal Israelense

Calendar icon 19 de setembro de 2019

Para os metaleiros de plantão, essa playlist traz uma mistura de sons do Heavy Metal clássico, com toques de Oriente Médio e cultura íidische. A banda Almana Shchora também é uma boa dica musical, mas que não tem faixas na plataforma Spotify. Clique aqui para ouvir!

Arrow right icon Leia mais

O último discurso de Itzhak Rabin

Calendar icon 6 de novembro de 2017

Confira a íntegra da fala do ex-primeiro ministro de Israel pouco antes de ser assassinado

Arrow right icon Leia mais