
Bloco Gente de Fé participa de eventos do calendário oficial da 27ª Parada LGBTQIA+ 2023
O Bloco Gente de Fé, que reúne coletivos LGBTQIA+ de diversas religiões, fez parte de eventos do calendário oficial da 27ª Parada LGBTQIA+ 2023. O bloco representa a pluralidade e diversidade e busca mostrar que a fé não deve ser instrumento de exclusão, silenciamento, negligência e violência contra corpos LGBTQIA+.
O primeiro evento ocorreu em 10 de junho, às 9h, no Largo do Arouche, região central de São Paulo, onde o Bloco teve um diálogo aberto com a população sobre a necessidade de políticas sociais que respeitem a diversidade de todas as religiões.
“Este é o segundo ato que vou com o Gaavah e com o Bloco Gente de Fé. O judaísmo saiu do armário para nunca mais voltar. O ato contou com aproximadamente 60 pessoas, com diversas matrizes religiosas representadas, incluindo pessoas da Umbanda, do candomblé, cristãos, espíritas e pessoas que não têm nenhuma denominação religiosa. Nossa atuação é uma potência dentro e fora da comunidade”, diz Fábio Yitzhak Silva, membro do Gaavah, coletivo judaico LGBTQIA+ do Instituto Brasil-Israel.
Já na 27ª Parada LGBTQIA+ 2023, o Bloco marcou presença em frente ao Parque Trianon, levando novamente palavras de ordem para dialogar com a população e destacando a importância de mostrar que diversidade e fé caminham juntas.
“Mostrar que pessoas LGBTQIA+ também têm direito à fé é o maior feito desse evento. Precisamos retomar o que nos foi negado e ressignificar nossas tradições e símbolos para que estes façam sentido para nós e abranjam nossa identidade LGBTQIA+”, afirma Caroline Beraja, coordenadora do Gaavah.
Artigos Relacionados

Judeidade e Negritude: Psicanálise, identidade e violência
2 de março de 2023
O Judeidade e Negritude está de volta em 2023! Dando continuidade ao ciclo de reflexão, o primeiro encontro de 2023 se dedicará a tratar dos temas psicanálise, identidade e violência. Betty Fuks e Deivison Faustino se debruçam sobre onde esses tópicos se encontram quando judeus e negros discutem suas identidades. De que forma ser vítima […]


Visita de ministro israelense à Esplanada das Mesquitas aumenta tensão em Israel
3 de janeiro de 2023
A visita do Ministro da Segurança Nacional israelense, o extremista Itamar Ben Gvir, à Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, nesta terça, 3, pode representar um novo período de tensões na região. O local, considerado sagrado para muçulmanos e judeus, é extremamente delicado e já serviu como barril de pólvora, nos anos 2000, quando […]

LIP e Coletivo NegraSô promovem a palestra “Múltiplas diásporas: uma perspectiva africana, palestina e judaica”
17 de outubro de 2019
Evento aconteceu no dia 16/10, na PUC-SP
