<strong>Conferência internacional debate o uso de Israel como modelo cultural pela extrema-direita</strong>
27 mar 23

Conferência internacional debate o uso de Israel como modelo cultural pela extrema-direita

Evento reúne pesquisadores de dentro e de fora do país para debater o papel da Israel imaginária encontrada os projetos das novas direitas ao redor do mundo

Nos próximos dias 28 e 29 de março, historiadores, sociólogos, antropólogos e pesquisadores de dentro de dentro e de fora do Brasil se reúnem para a Conferência Internacional “Israel como Código Cultural: Imaginário e usos na extrema-direita”.

O evento, promovido pelo Instituto Brasil-Israel (IBI), Open Society Foundation, Instituto de Relações Internacionais da PUC-RJ (IRI/PUC-RJ), e Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ (PPGHIS/UFRJ) tem como objetivo debater e aprofundar o entendimento acerca do uso de uma Israel absolutamente imaginária, por parte das novas e radicais direitas ao redor do mundo, como modelo cultural e de inspiração.

Durante os dois dias de evento, grandes nomes que atuam na pesquisa acerca do tema trarão diversos pontos a ele relacionados. “É notório que nessas novas direitas que surgiram e cresceram, principalmente a partir de 2010, entre alguns padrões de atuação, como a escassez de valores democráticos, questionamento dos processos eleitorais e outras ações de desqualificação institucional, também trazem em comum a utilização do Estado de Israel como uma espécie de modelo utópico como uma sociedade branca, armada, conservadora, heteronormativa e masculina, algo totalmente diferente da pluralidade existente no país”,  diz um dos conferencistas, Michel Gherman, assessor acadêmico do IBI, professor do Departamento de Sociologia da UFRJ, onde coordena o Núcleo Interdisciplinar de estudos Judaicos, e professor do programa de pós-graduação de História Social da mesma universidade.

“É preciso, então, compreender o papel dessa criação imaginária na formulação de política e no projeto civilizatório dessas novas direitas pelo mundo.”

Por meio de uma abordagem interdisciplinar, as mesas abordarão temas relacionados a essas novas direitas por aspecto inovador, com a intenção de cooperar com outros pesquisadores na produção de conhecimento científico.

No dia 28 de março, serão contemplados os temas “Religião, Política e Israel como modelo cultural”, “Novas extremas-direitas e Israel como modelo político” e apresentação de pesquisadores do laboratório.

No dia 29 de março, a programação terá “Israel Imaginária e Redes Ideológicas Transnacionais” e “Conspiracionismos, Ressentimentos Morais e Extrema-Direita”, além de mais apresentações de pesquisadores de laboratório.

A conferência terá participações internacionais de Arieh Sposnik (Ben Gurion University), Benjamin Teitelbaum (Universidade de Colorado), Misha Klein (Universidade de Oklahoma) e Paul Freston (Wilfrid Laurier University), além dos pesquisadores e docentes brasileiros Ronaldo de Almeida e Omar Ribeiro (Unicamp), Cristiane Vital (UFF), Odilon Caldeira (UFJF), Guilherme Casarões (FGV-SP), Maria das Dores Campos Machado, Monica Grin, Alexandre Werneck (UFRJ), Andrea Hoffmann e Monica Herz (PUC-Rio), Demian Bezerra de Melo (UFF) e João Cezar Rocha de Castro (UERJ).

Confira a programação

Serviço:

Conferência Internacional “Israel como Código Cultural: Imaginário e usos na extrema-direita”

Dias 28 e 29 de março

Local: dia 28 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)

           Dia 29 na PUC-RIO

Entrada gratuita

Artigos Relacionados

Você se sente pressionado para casar?
Você se sente pressionado para casar?

Calendar icon 22 de abril de 2022

Podcast “E eu com isso?” do IBI discutiu a influência do matrimonio na vida dos judeus

Arrow right icon Leia mais
Dia de doar: juntos pela coexistência
Dia de doar: juntos pela coexistência

Calendar icon 28 de novembro de 2023

Esta terça-feira, 28 de novembro, é Dia de Doar! A partir de hoje até o dia 12 de dezembro, o Instituto Brasil-Israel entrará nesta jornada e escolheu duas organizações israelenses para receberem o dinheiro arrecadado nesta campanha. Escolhemos duas instituições que trabalham com a coexistência entre os dois Estados, com o foco na formação e […]

Arrow right icon Leia mais

77 anos de libertação de Auschwitz: negros e judeus no Holocausto

Calendar icon 2 de fevereiro de 2022

Arrow right icon Leia mais