
Instituto Brasil-Israel repudia comparação entre detenções em Brasília e campos de concentração
Mais uma vez, a memória do Holocausto tem sido instrumentalizada por grupos de extrema direita. Agora, comparando a detenção de pessoas envolvidas em uma tentativa de golpe em Brasília com os campos de concentração na Alemanha nazista. Falas como essa revelam ignorância sobre o que foi o Holocausto e desrespeitam as vítimas do genocídio. Confira nota na íntegra:
“As comparações feitas entre a detenção de envolvidos em atos de violência em Brasília e campos de concentração são irresponsáveis e ignoram a gravidade do que foi, efetivamente, o Holocausto, quando prisioneiros eram submetidos a trabalho escravo, privados de comida e passavam frio. Caso não morressem neste processo de tortura, eram levados às câmaras de gás.
O nazismo, ao contrário das democracias liberais, estabelecia que “crime” era estar fora do padrão designado pelo ditador – no caso da Alemanha, não ser ariano. Minorias eram excluídas simplesmente por ser quem eram. Quando judeus e outros grupos foram levados para campos de concentração, não havia qualquer envolvimento com movimentações antidemocráticas. Ao contrário. Foi justamente a supressão da democracia – desejada pelos golpistas detidos em Brasília – que fez nascer os campos de concentração na Alemanha Nazista.”
Artigos Relacionados

IBI lança “Perguntas e respostas difíceis sobre Israel”
11 de dezembro de 2023
O Instituto Brasil-Israel lançou mais um material educativo sobre a atual situação entre Israel e Hamas: Perguntas e respostas difíceis sobre Israel. A Guerra Espadas de Ferro (nome dado por Israel), ou a Operação Tempestade de Al-Aqsa (denominação do Hamas), que ocorre neste exato momento em Israel e em Gaza, com extensões para Líbano, Síria […]


Ataque com quatro vítimas aumenta tensão em Israel
22 de março de 2022
O agressor, de acordo com o jornal israelense Haaretz, é Muhammad Alab Ahmed abu Alkiyan


Israelenses no Catar: apreensão e esperança de uma Copa da paz
21 de novembro de 2022
Daniela Kresch TEL AVIV – Há boas e más notícias para os israelenses quando se trata da Copa do Mundo do Catar, a primeira no Oriente Médio nos quase 100 anos da competição. Cerca de 10.000 torcedores de Israel garantiram ingressos para o torneio no emirado. Há, certamente, bastante apreensão. A Copa está sendo realizada em um país muçulmano […]
