ATIVISTAS DA COMUNIDADE JUDAICA LANÇAM RELATÓRIO SOBRE CRESCIMENTO DO ANTISSEMITISMO DURANTE O GOVERNO BOLSONARO
19 ago 22

ATIVISTAS DA COMUNIDADE JUDAICA LANÇAM RELATÓRIO SOBRE CRESCIMENTO DO ANTISSEMITISMO DURANTE O GOVERNO BOLSONARO

Com a presença de representantes da Conib, da OAB, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de SP, de ativistas do grupo Cientistas Engajados, foi lançada a Parte II do relatório intitulado O Antissemitismo Durante o Governo Bolsonaro.
O lançamento foi na Câmara Municipal de São Paulo, com apoio do vereador Daniel Annemberg, nesta terça-feira, dia 16.
O documento traz uma análise sobre os fatos graves e preocupantes do crescimento do antissemitismo nos últimos anos, incluindo uma tabela ilustrada, circunstanciada, com links a comprovar as denúncias trazida logo no título do documento a ser apresentado aos presentes à Câmara hoje.
O trabalho tem a autoria de Jean Goldenbaum, Nathaniel Braia, Leana Naiman Bergel Friedman e Charles Schaffer Argelazi, além de contribuições do professor Michel German e dos pesquisadores Francisco Moreno, Sonia Hotimsky e Silvio Hotimsky.
O relatório traz 104 ocorrências de antissemitismo, racismo e neonazismo que vêm crescendo sob estímulo do atual ocupante do Planalto. Os fatos coligidos na segunda parte do relatório vão de julho de 2020 a junho de 2022.
Entre as denúncias ressaltamos o encontro com a líder neonazista alemã, Beatrix Von Storch, do partido de vertente hitlerista AfD. Ela foi recebida pelo próprio presidente e parlamentares seguidores na sede do governo brasileiro.
Também há detalhado material sobre manifestações governamentais que mimetizam o nazismo e o fascismo.
Entre os capítulos que compõem o relatório, uma análise sobre a relação entre o morticínio pela Covid-19, em grande parte provocado pela oposição ao tratamento científico à pandemia, retardando vacinas, receitando placebos ineficazes e minimizando a própria doença; uma “gripezinha”, segundo o próprio Bolsonaro. Mostramos como isso está conectado a uma concepção eugenista, de cunho nazista, onde a morte dos mais frágeis melhoraria a raça (no caso a suposta brasileira).
Tem também uma análise aprofundada sobre o antissemitismo ao longo da história e as diversas formas que foi se desenvolvendo até os dias de hoje.
Como afirmam seus autores na Introdução, é um chamado à ação para conjurar o perigo representado pelo bolsonarismo para os integrantes da comunidade judaica e para toda a sociedade brasileira.
Conecta o crescimento do antissemitismo à disparada de manifestações e agressões racistas contra negros e índios e chama todos à união em uma ampla frente em defesa da democracia impossível de florescer sob a égide de concepções neonazis habitando o centro do poder.
Veja aqui uma cópia do relatório:

https://drive.google.com/file/d/1juseoU-FLUEFg-p_UHvCucEoarK5ipjF/view?usp=drivesdk

Artigos Relacionados

Mostra de Cinema Israelense estreia sua segunda edição com destaque à cinematografia feita por mulheres
Mostra de Cinema Israelense estreia sua segunda edição com destaque à cinematografia feita por mulheres

Calendar icon 18 de julho de 2023

Realizada pelo Instituto Brasil-Israel e Sesc São Paulo, com apoio do Consulado Geral de Israel em SP, a programação fica disponível de 27 de julho a 2 de agosto, gratuitamente para todo o Brasil, na plataforma Sesc Digital. Acesse sescsp.org.br/cinemaisraelense No próximo dia 27 de julho, inicia-se a segunda edição da Mostra de Cinema Israelense, […]

Arrow right icon Leia mais
Três anos terminados em “3” que marcaram Israel
Três anos terminados em “3” que marcaram Israel

Calendar icon 6 de setembro de 2023

Foto: Leonid Altman/Pexels Daniela Kresch TEL AVIV – O número 3 parece ser especial na cronologia de Israel. Muitas coisas aconteceram em anos terminados em 3. Neste complicado ano de 2023, os israelenses relembram três (claro!) anos que foram encruzilhadas na História do país: 1973, 1983 e 1993. Em alguns casos, novos documentos e protocolos […]

Arrow right icon Leia mais
Literatura israelense é destaque na revista Quatro cinco um deste mês
Literatura israelense é destaque na revista Quatro cinco um deste mês

Calendar icon 6 de abril de 2022

Edição de abril traz uma entrevista exclusiva com David Grossman, um dos principais escritores de Israel, resenha sobre seu novo romance e um perfil do tradutor Paulo Geiger

Arrow right icon Leia mais