#175 Mr. Catra, a margem e a escolha por ser hebreu
15 jul 22

#175 Mr. Catra, a margem e a escolha por ser hebreu

Dono de um timbre extremamente grave, Mr. Catra (1968-2018) ficou famoso pela criação de diversos hits do funk que embalaram toda uma geração.
Uma faceta menos conhecida do artista, foi sua conversão informal ao judaísmo, após uma viagem a Israel. “Foi através do judaísmo que Mr. Catra elaborou a relação entre brancos e negros”, diz a antropóloga cultural Mylene Mizrahi, autora do artigo “Mr. Catra e sua vontade pela margem: Judaísmo, negros e brancos na formação de um artista não erudito”, convidada desta edição de nosso podcast “E eu com isso?”, que para formular sua tese de doutorado, acompanhou o artista por inúmeros shows, baladas e gravações em estúdio.
Mr. Catra morreu deixando 32 filhos legítimos, algo que muita gente associava a uma vertente do judaísmo salomônico.
“Ele se definia como hebreu. Não tem nada a ver com neopentecostalismo. Estava interessado em produzir um discurso político por meio de uma retórica religiosa. E para ele, o judaísmo se coloca entre ocidente e oriente, entre dois mundos. Essa busca era muito cara a ele”, diz Mylene.
Ouça a entrevista completa no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast ou no seu agregador favorito!

Artigos Relacionados


Há presidentes e presidentes

Calendar icon 25 de março de 2020

Presidentes de diversos países têm atuado de diferentes maneiras frente à crise do coronavírus. Em Israel, Reuven Rivlin tem se colocado, desde o início, à frente do combate à doença. Nessa quinta feira, preocupado com o fato de muitos pais estarem em quarentena com suas crianças, decidiu ajudar de uma nova maneira. Durante meia hora, […]

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #92: Casamento judaico

Calendar icon 29 de dezembro de 2020

Arrow right icon Leia mais

“No Oriente Médio, nada deveria ser doado sem receber algo em troca”

Calendar icon 29 de junho de 2018

Britânico Simon Sebag Montefiore é entrevistado pelo IBI

Arrow right icon Leia mais