Nosso papel com os refugiados
29 abr 22

Nosso papel com os refugiados

Pessach acabou de passar. Nessa festa judaica, relembramos anualmente que os nossos antepassados hebreus, estrangeiros e escravizados no Egito, foram libertos e puderam enfim se constituir como uma nação. Essa não foi a primeira vez em que o povo judeu esteve nessa condição de deslocamento, narrativas assim estão presentes em muitos outros momentos da história judaica.

Durante décadas de antissemitivo na Europa que antecederam o surgimento do nazismo, o povo judeu foi visto como estrangeiro. Anos mais tarde, os judeus e judias de origem Mizrahi, expulsos de países árabes como resposta à fundação do Estado de Israel, tornaram-se refugiados em outros países. E até hoje, chamamos de diáspora qualquer lugar fora de Israel.

No episódio do podcast do IBI desta semana, as apresentadoras Ana Clara Buchmann e Amanda Hatzyrah conversaram sobre a condição de se estar refugiado a partir de uma experiência judaica e atual com Laura Waisbich, doutora em Geografia pela University of Cambridge, mestra em Ciência Política pelo Sciences Po Paris e internacionalista pela PUC-SP, e o Rabino Natan Freller, da comunidade Etz Chaim.

<a href=”http://” target=”_blank”>

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube 

Artigos Relacionados

Produções israelenses na Netflix
Produções israelenses na Netflix

Calendar icon 15 de janeiro de 2022

Para todos os gostos, desde séries descontraídas a longas dramáticos

Arrow right icon Leia mais

Debate sobre Israel e Palestina lota auditório da Faculdade de Direito da USP

Calendar icon 8 de maio de 2018

Com participação dos professores Ari Solon e Omar Ribeiro Thomaz, evento foi realizado pelo IBI

Arrow right icon Leia mais
Gaavah homenageia Gad Beck em Yom Hashoá
Gaavah homenageia Gad Beck em Yom Hashoá

Calendar icon 4 de maio de 2022

Neste Iom HaShoá vehaGvurá (Dia em lembrança às vítimas do holocausto e ao Heroísmo), com apoio do Museu do Holocausto de Curitiba, O Gaavah, coletivo judaico LGBTQIA+ do IBI, compartilha a fascinante trajetória de Gad Beck, ativista judeu e LGBTQIA+, sobrevivente do holocausto que salvou diversas famílias judias do extermínio nazista com orgulho de suas […]

Arrow right icon Leia mais