
O novo romance de Ayelet Gundar-Goshen
Já está nas bancas o novo número da revista Quatro cinco um. A seção de literatura israelense, apoiada pelo IBI, traz um trecho inédito do romance “Outro lugar”, da escritora Ayelet Gundar-Goshen, que será lançado no Brasil este ano pela editora Todavia.
Na obra, a autora procura tematizar o antissemitismo e o racismo nos Estados Unidos em tempos de Black Lives Matter.
A narrativa de “Outro lugar” gira em torno de Lilach, uma israelense que vive nos EUA com o marido desde o nascimento do filho, Adam. O drama começa quando um homem negro ataca uma sinagoga em Palo Alto, Califórnia, onde a família mora.
Uma série de gatilhos psicológicos tomam a mente de Adam, que passa a frequentar e se identificar com um grupo de autodefesa. O desfecho desta história é trágico – Adam acaba matando um colega negro da escola.
“Outro lugar” apresenta questionamentos sobre a complexidade das identidades judaica e negra e como elas entram em choque, quando poderiam coexistir. Leia.
Artigos Relacionados
O que esperar da pandemia em 2022?
7 de janeiro de 2022
Expresso Israel, um resumo das notícias da semana de Israel e do Oriente Médio


Mulheres na guerra: um evento para pensar o conflito pelo olhar feminino
14 de fevereiro de 2024
O Instituto Brasil-Israel Israel apresenta o evento “Mulheres na Guerra”, que contará com uma leitura dramática da peça “O Mar” e com uma roda de conversa. Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar. A […]


IBI entrevista líder das manifestações em Israel
23 de maio de 2023
Anita Efraim, coordenadora de Comunicação do Instituto Brasil-Israel, entrevista Ami Dror, um dos líderes dos protestos pró-democracia em Israel. Ami Dror é empreendedor do setor de hightech, mas foi também chefe da segurança de Benjamin Netanyahu no primeiro mandato como primeiro-ministro.
