Nota de posicionamento
Coletivos judaicos progressistas, que lutam por justiça social ao lado de outras organizações da sociedade civil brasileira, têm contribuído também para denunciar o antissemitismo, inclusive quando este se manifesta nos círculos da esquerda.
Foi o caso da longa entrevista da jornalista Lucia Helena Issa, intitulada “Tráfico de mulheres brasileiras para Israel”, no programa “Um Tom de resistência”, da TV 247.
Nas redes sociais, o assessor acadêmico do IBI, Michel Gherman, repudiou publicamente o conteúdo: “Estou acostumado a ver falas antissemitas e conspirativas, mas devo dizer que essa superou todas. Foi um show de negacionismo e conspiracionismo”, afirmou.
Além do próprio IBI, houve forte reação por parte de grupos como Judeus pela Democracia, que denunciou o material, citando alguns comentários feitos por Lucia Helena Issa, como por exemplo a referência a Israel como sendo um paraíso mundial dos pedófilos, que a comunidade judaica carioca fez tráfico de prostitutas ou a afirmação de que o sionismo tem ligação e é primo-irmão do nazismo, entre outros absurdos inacreditáveis.
Esta postura escancara a inconveniente realidade de que o antissemitismo também é um problema da extrema-esquerda que, com o sinal invertido, faz coro com a extrema-direita na imagem ilusória que se cria dos judeus e de Israel. É preciso reeducar estas vozes ou, em última instância, calá-las.
Em nota pública, o Brasil 247 disse acolher a crítica e que levaria o tema para o Comitê de Compliance. Em seguida, retirou o vídeo do ar.
O Instituto Brasil-Israel saúda a decisão e propõe a realização de uma entrevista no mesmo programa para que a temática do antissemitismo seja abordada.
Artigos Relacionados

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 5 DE NOVEMBRO
26 de outubro de 2022
O Instituto Brasil-Israel, conjuntamente com os coordenadores dos laboratórios de pesquisa do projeto IBI no Campus, têm a honra de convidar a comunidade acadêmica de História, Relações Internacionais, Ciência Política, Ciências Sociais e áreas correlatas para participar do I Simpósio IBI no Campus. A I edição do evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de […]


Nota sobre a publicação de Roberto Jefferson, por IBI no Campus
24 de março de 2021
Na tarde de ontem (19/03), o ex-deputado federal Roberto Jefferson publicou em seu perfil esta foto, reafirmando um popular pensamento antissemita, datado na Idade Média, em que judeus matavam crianças para usar de seu sangue em rituais religiosos. Nos comentários, até seus seguidores questionam o post sem entender o ataque antissemita. Além de configurar crime […]


IBINews 208: Imaginários, uma bonita realidade
6 de dezembro de 2021
4 de dezembro de 2021
