Relembrar para não esquecer: 83 anos da “Noite dos Cristais”
09 nov 21

Relembrar para não esquecer: 83 anos da “Noite dos Cristais”

Hoje, há exatos 83 anos, Joseph Goebels, o ministro responsável pela propaganda do governo de Hitler, aproveitou o assassinato do diplomata alemão Ernst von Rath, morto pelo judeu Herschel Grynszpan, para justificar e ordenar ataques das unidades paramilitares nazistas contra a população judia na Alemanha e na Áustria. 

Os judeus já vinham sofrendo ataques antissemitas e o assassinato do diplomata alemão foi como um “estopim” para os nazistas, que se aproveitaram da situação para iniciar os ataques de maneira sistemática e em massa. Um espécie de pogrom organizado. 

Essa chacina antissemita, ou esse grande pogrom, que começou no dia 9 e terminou no dia 10 de novembro 1938, ficou conhecida como a “Noite dos Cristais”, e é considerada como um marco do início, um prenúncio e uma prova da crueldade que seria o regime nazista de Adolf Hitler. 

É estimado que o número de vidas perdidas varie entre algumas centenas e 1.300 pessoas assassinadas ou forçadas ao suicídio – muito mais do que as 91 mortes declaradas oficialmente após os ataques. Nesse pogrom também foram destruídas e depredadas aproximadamente 1.400 sinagogas e salas de oração, e 7.500 estabelecimentos judaicos.

Após a “Noite dos Cristais”, cerca de 30 mil pessoas judias – em sua maioria homens – foram levadas para campos de concentração. O nome “Noite dos Cristais” dado a esse pogrom faz menção aos cacos de vidros que se espalharam pelas grandes cidades alemãs, decorrentes da destruição de vidraças de lojas que pertenciam a judeus. 

Artigos Relacionados


Yom Hashoá – Ato Central e Virtual da Comunidade Judaica de São Paulo

Calendar icon 13 de abril de 2021

O Yom Hashoá é o Dia do Holocausto, quando se honra a memória dos que foram assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.  Para marcar essa importante data, será realizado, no dia 07 de abril (quarta-feira), às 19h, o “Yom Hashoá – Ato Central e Virtual da Comunidade Judaica de São Paulo” A realização […]

Arrow right icon Leia mais

E eu com isso? #107​ – Imigração judaica: Uma mistura do Brasil com o Egito

Calendar icon 23 de março de 2021

Arrow right icon Leia mais

Hannah Arendt, árabes e sionistas na fundação de Israel é tema da última aula do curso do IBI na Unibes

Calendar icon 13 de fevereiro de 2020

A aula foi ministrada pelo professor Omar Thomaz

Arrow right icon Leia mais