Conheça o projeto Imaginários do Conflito Israel-Palestina
IBIO Projeto Imaginários do Conflito Israel-Palestina, promovido pelo IBI e UJR, visa capacitar membros de movimentos juvenis judaicos para que estes possam atuar como facilitadores, em escolas não-judaicas, de dinâmicas sobre o Conflito Israel-Palestina e as discussões envolvendo judeus e Israel no Brasil.
A ideia do projeto surgiu por parte dos participantes da Kvutzá Shnat 2020 do Movimento Habonim Dror. Em Israel, eles se deram conta da necessidade de aprofundar o conteúdo abordado nos movimentos juvenis sobre a sociedade israelense e o conflito Israel-Palestina Assim, entenderam que a melhor forma de motivar o estudo dos integrantes dos movimentos seria por meio do comprometimento com o ensino dessa temática em escolas não judaicas.
Integrantes do Habonim Dror, então, entraram em contato com o Instituto Brasil-Israel para organizar um piloto do projeto, com uma capacitação para alguns membros do Movimento, que seriam os monitores do projeto. O piloto se iniciou e logo gerou resultados, com participantes interessados e atentos às capacitações.
A partir desse sucesso inicial, o Instituto Brasil-Israel e a União do Judaísmo Reformista, com apoio da Fundação Gênesis, abraçaram o projeto de forma definitiva e passaram a organizá-lo e a desenvolvê-lo, dessa vez com a abrangência de todos os movimentos juvenis progressistas do Brasil. Os idealizadores do projeto seguem na comissão organizadora.
O Projeto Imaginários do Conflito Israel-Palestina, como foi nomeado, visa atingir diversos alunos da rede educacional brasileira e produzir conteúdo relevante para o ensino da temática nas escolas. Os futuros monitores, provindos de diferentes movimentos juvenis e diferentes cidades brasileiras, estão em fase de capacitação e o contato com as primeiras escolas que irão acolhê-lo já está sendo feito.
Em breve, divulgaremos os resultados e frutos desse processo tão cativante.
Artigos Relacionados
O potencial feminino da renovação
18 de setembro de 2018
Estamos atravessando os intensos momentos de Iamim Noraim, dos Dias Temíveis. Pedimos perdão, rezamos para sermos inscritos no Livro da Vida e termos mais uma esperança neste ano 5779 que acaba de entrar no calendário judaico. Renovamos nossas esperanças em Deus e também em nossa sociedade. Redirecionamos nossas forças e nossos empenhos. Mas as renovações […]

Apoiar Israel nem sempre implica em posicionar-se contra o antissemitismo – Por Roberto Simon
8 de outubro de 2020

A série Nada Ortodoxa e os ultraortodoxos são os assuntos do episódio do podcast dessa semana
8 de abril de 2020
Chegamos ao nosso episódio de número 60 e é dia de falar de uma das séries do momento: Unorthodox, ou Nada Ortodoxa. A história de uma judia ultraortodoxa que vive no bairro de Williamsburg, no Brooklyn, Nova York, e decide fugir para Berlim. A história é baseada na autobiografia de Deborah Feldman e estrelada por […]
