IBI realiza live sobre o caso Pegasus amanhã
28 jul 21

IBI realiza live sobre o caso Pegasus amanhã

Na última semana, a revelação de que jornalistas, grupos de ativistas e políticos de oposição de 50 países podem ter tido seus smartphones invadidos por um programa de espionagem criado pela empresa israelense NSO, chamado Pegasus, disparou um alarme geral. O programa é uma ferramenta que pode ligar a câmera e o microfone do celular, bem como acessar dados do dispositivo, convertendo-o em um espião de bolso.

Segurança, avanços tecnológicos, democracia e relações internacionais – o caso do programa Pegasus mostra os lados obscuros dessa equação. Este é o tema da live “Espionagem via celular – o caso Pegasus e suas implicações dentro e fora de Israel”, promovida pelo IBI, que estará no ar amanhã a partir das 17h.

Participarão do debate Jamil Chade, Mariana Valente e Michel Gherman, com mediação de Morris Kachani.

Jamil Chade é correspondente na Europa há duas décadas e tem seu escritório na sede da ONU em Genebra. Com passagens por mais de 70 países, o jornalista paulistano também faz parte de uma rede de especialistas no combate à corrupção da entidade Transparência Internacional, foi presidente da Associação da Imprensa Estrangeira na Suíça e contribui regularmente com veículos internacionais como BBC, CNN, CCTV, Al Jazeera, France24, La Sexta e outros. Vivendo na Suíça desde o ano 2000, Chade é autor de cinco livros, dois dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti. Entre os prêmios recebidos, o jornalista foi eleito duas vezes como o melhor correspondente brasileiro no exterior.

Mariana Valente é Diretora do InternetLab e professora do Insper, onde coordena a Certificação em Direito e Tecnologia. Advogada, mestre e doutora em direito pela USP, foi pesquisadora visitante na UC Berkeley e coordenadora do Creative Commons no Brasil. É também pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap.

Michel é professor de História na Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, pesquisador da Ben Gurion University e Diretor Acadêmico do Instituto Brasil-Israel.

Morris Kachani é jornalista e executivo, com passagens pela Folha de S. Paulo, Veja, Trip e TV Globo, entre outros. Atualmente coordena a área de comunicação do IBI e apresenta o canal Inconsciente Coletivo, hospedado na home do Estadão.

Acompanhe no canal do IBI no YouTube.

Artigos Relacionados


Israel Imaginária na Diplomacia Brasileira de Bolsonaro – Dia 2

Calendar icon 11 de junho de 2021

Arrow right icon Leia mais

Modelo de postagem para usuário

Calendar icon 9 de março de 2017

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.

Arrow right icon Leia mais

Congresso Sionista Mundial é tema do episódio bônus do podcast

Calendar icon 17 de julho de 2020

Talvez você tenha visto, em suas redes sociais, vários conhecidos divulgando candidaturas ao Congresso Sionista Mundial. Mas o que é isso? Por que votar é importante? E como votar? A Ana Clara Buchmann explicou tudo isso neste espisódio bônus do “E eu com isso?”! Atenção: Para votar, é preciso se inscrever e as inscrições vão […]

Arrow right icon Leia mais