Encontro entre Bolsonaro e Beatrix von Storch é afronta ao espírito da Constituição democrática do Brasil, diz Coordenador Executivo do IBI
26 jul 21

Encontro entre Bolsonaro e Beatrix von Storch é afronta ao espírito da Constituição democrática do Brasil, diz Coordenador Executivo do IBI

IBI

Beatrix von Storch, vice-líder do partido AfD (Alternativa para Alemanha), esteve com o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (22). O Coordenador Executivo do IBI, Rafael Kruchin, assinou uma nota sobre o encontro, que foi destaque em diversos meios de comunicação, como a Coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o jornal alemão Deutsche Welle e o Pledge Times.

Confira a nota na íntegra:

O presidente Jair Bolsonaro recebeu Beatrix von Storch, líder do partido de extrema-direita AfD da Alemanha, para uma reunião no palácio presidencial. Antes, os deputados Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis, do PSL, haviam recebido a parlamentar alemã.

A AfD, fundada em 2013, cultiva tendências racistas, sexistas, islamofóbicas, antissemitas, xenófobas e forte discurso anti-imigração. Em março deste ano, a agência de inteligência da Alemanha colocou o partido em vigilância depois que o serviço secreto identificou uma série de violações da democracia e dos valores constitucionais do país.

O sentido sectário do encontro fica mais claro pelo fato de tanto o Brasil quanto a Alemanha estarem enfrentando tragédias e nenhum dos lados ter sequer se referido a isso.

O fato de Beatrix von Storch se ausentar da Alemanha quando se contam as vítimas das enchentes e viajar por um país isolado internacionalmente a esta altura, como o Brasil, mostra a irrelevância de seu partido e a busca desesperada por qualquer legitimação internacional.

Ao contrário de uma união dos conservadores do mundo para defender os valores cristãos e a família, como sugeriu Bia Kicis, esses encontros estão mais para união de políticos de extrema-direita irrelevantes no cenário global. Um abraço de náufragos.

O Instituto Brasil Israel (IBI) repudia veementemente estes encontros, que representam um revés nos esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto e uma afronta à letra a ao espírito da Constituição democrática do Brasil.

Rafael Kruchin, coordenador-executivo do IBI

Artigos Relacionados


Shabat Shalom da Janela: Isa, Ale e Martin Edelstein tocam “Alma Não Tem Cor” de André Abujamra

Calendar icon 20 de abril de 2020

Arrow right icon Leia mais

Filmes israelenses e palestinos na 42ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Calendar icon 18 de outubro de 2018

Festival exibe 315 filmes de 67 países

Arrow right icon Leia mais

Fernando Brancoli ministra aula inaugural do curso do IBI, no Rio

Calendar icon 28 de maio de 2019

A formação política do Oriente Médio foi o tema central da aula que deu início ao curso do IBI “Israel e Palestina: Entre conflitos e narrativas”, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 22 de maio. Em sua segunda edição na capital fluminense, o curso de formação teve aula inaugural do professor Fernando Brancoli. De […]

Arrow right icon Leia mais