Nem todo boicote é igual
IBIConfusões entre demandas justas e projetos injustos estão entre os principais motores do conflito entre israelenses e palestinos.
Por vezes, é o governo de Israel que promove a confusão entre a demanda justa pela segurança dos cidadãos israelenses e o projeto injusto de ampliação das fronteiras do Estado.
Outras vezes, são as lideranças palestinas e ativistas do movimento de boicote, desinvestimento e sanções (BDS) que promovem a confusão entre a demanda justa por liberdade do povo palestino e o projeto injusto de destruição de Israel.
É necessário desfazê-las para que se possa encontrar soluções que tornem possível a convivência entre os povos, com segurança e liberdade.
Se engana quem acha que a decisão da Ben & Jerry’s de suspender a venda de seus produtos nos Territórios Palestinos Ocupados é um boicote contra o Estado de Israel. Algumas reações apressadas e apaixonadas chegaram a qualificá-la, inclusive, como sendo antissemita. Mas nem todo o boicote é igual. Ao diferenciar o Estado de Israel dos territórios palestinos, reconhecendo a legitimidade do país e a injustiça da ocupação, a empresa afasta-se do BDS e alinha-se ao princípio da solução de dois Estados para dois povos, como preconizado pelas Nações Unidas desde 1947.
Artigos Relacionados
IBI apoia a I Bienal do Livro Judaico em Belo Horizonte
4 de setembro de 2019
Para realizar a na Primeira Bienal do Livro Judaico de BH/MG as temáticas forma escolhidas com a intenção de reunirmos temas que começa com a colonização do Brasil e os Cristãos Novos não só em Minas, mas também em outras áreas do no país como o Nordeste. Luize Valente, pesquisadora do tema, apresentou sua palestra […]

IBI Live com Fernando Grostein
22 de junho de 2020
Na próxima quarta-feira, 24/06, às 20h, Marília Neustein conversa com o cineasta Fernando Grostein sobre o tema “Dialogar ou cancelar: sobrevivendo em tempos de polarização”. Acompanhe pelo Instagram @institutobrasilisrael ou @grosteinandrade.

Análise – Recado para Abbas: negociações bilaterais ainda são a única alternativa possível
25 de agosto de 2017
Delegação dos EUA visita Oriente Médio em busca de apoio regional para plano de recomeçar conversações entre israelenses e palestinos
