IBI e CIP promovem o debate “Judaísmo é no plural: diversidade como escudo para o ódio”
Entre esquerda e direita, certo e errado, nós e eles, amigos e inimigos, o mundo hoje parece se dividir como uma guerra.
Esse conflito, que para muitos parece atual, já foi percebido pela tradição judaica há mais de mil anos, e temos um remédio para oferecer: “Eilu Vê-Elilu Divrei Elokim Chaim” (“estas e aquelas são as palavras do D’us vivo”). Ou seja, a verdade divina resulta “destas” e “daquelas” opiniões, os que concordam e os que discordam têm lugar na história.
Lag Ba’Omer tem muito que nos ensinar: no período da destruição do Templo, época em que os judeus foram proibidos de estudar a Torá e sofriam perseguição pelos romanos, uma peste matou milhares de alunos de Rabi Akiva. Segundo a tradição, a peste foi gerada por um conflito entre os alunos, e só terminou quando o ódio acabou e deu lugar ao diálogo.
O debate “Judaísmo é no plural: diversidade como escudo para o ódio”, uma parceria do IBI com a Congregação Israelita Paulista, será transmitido às 17h, no dia 02/05, através do nosso canal no YouTube. Não perca!
Artigos Relacionados
IBI promove evento sobre Educação do Holocausto no Brasil
31 de julho de 2021
A recepção de Jair Bolsonaro, seu gabinete e deputados da base governista a Beatrix von Storch, representante do partido neonazista alemão AfD (Alternativa para a Alemanha) soou como um alerta. Na Alemanha, nenhum partido no Parlamento Federal ou nos parlamentos estaduais admite negociar com a bancada da AfD, nenhuma figura pública alemã que preze a […]

Há vários ângulos para se enxergar a fuga de prisioneiros palestinos
14 de setembro de 2021
Há vários ângulos para se enxergar a fuga de prisioneiros palestinos. Em primeiro lugar, pode-se perceber que a polícia e o serviço carcerário de Israel passa por crises sérias. Não é simples para essas estruturas lidar com o fato de que prisioneiros acusados de terrorismo tenham fugido da cadeia. Saindo da questão estrutural, a fuga […]

Bar e bat mitzvá: a maioridade judaica
2 de junho de 2021
Anita Efraim e Amanda Hatzyrah conversaram com Rachel Reichhardt
