O legado de Trump inclui antissemitismo?
Quem achou que 2021 seria um ano mais calmo, levou um balde de água fria logo no dia 6 de janeiro, quando centenas de apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso nos Estados Unidos. Grupos diferentes se juntaram, como QAnon, Masculinistas e até gente com camiseta fazendo alusão a Auschwitz.
Os Estados Unidos são o grande parceiro de Israel no mundo, tem a maior comunidade judaica fora do estado judeu e passa por um momento delicado de sua democracia. Trump prometeu apoio incondicional a Israel, mas sua base é composta por grupos de extrema direita.
Ana Buchmann e Anita Efraim conversaram com Letícia Duarte, que já esteve no ‘E EU COM ISSO?’, no episódio #89. Ela é jornalista radicada em Nova York, mestra em Política e Assuntos Internacionais pela Universidade de Columbia e estuda a ascensão da extrema-direita diversos países do mundo. Para ela, a invasão ao Capitólio resumiu legado de Trump, pois ao longo de seu governo, ele realizou uma série de movimentos contra a democracia, proferiu discursos de ódio e disseminou teorias da conspiração.
Onde ouvir
Artigos Relacionados
Caso IstoÉ: antissemitismo ou não?
21 de novembro de 2019
Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista entre 1933 e 1945, o período em que Adolf Hitler estava no poder. Fabio Wajgarten, atual secretário de comunicação do governo Jair Bolsonaro. Por que estamos falando sobre os dois ao mesmo tempo? Porque alguém fez isso antes de nós. No dia 8 de novembro, a revista […]

Quebrando um tabu, palestinos anunciam que irão concorrer às eleições em Jerusalém
8 de março de 2018
O anúncio foi feito por Ramadan Dabash, ativista palestino de Jerusalém Oriental

Faça o que digo, mas não o que faço: a falta de exemplo pessoal entre os políticos em Israel
13 de abril de 2020
Um centro de pesquisas internacional apontou Israel, em certo momento desta pandemia, como o país mais seguro para estar durante a crise da COVID-19. O país tomou medidas severas cedo, isolou cidades e bairros inteiros, mandou fechar tudo (menos supermercados, farmácias e locais de trabalho fundamentais), ordenou que os cidadãos andem de máscaras e tudo […]
